Regional 22.02.2021 17H00
Futura central intermodal de Braga sem local definido
Autarquia aguarda definição do local da nova estação que vai surgir por força da linha de alta velocidade Porto - Vigo.
A futura central intermodal de Braga já não ficará junto à atual estação ferroviária. A novidade foi adiantada esta segunda-feira pelo autarca Ricardo Rio. À margem da discussão e aprovação do regulamento da central de camionagem que passa a ser gerida pela autarquia, Ricardo Rio explicou que o terminal intermodal que pretende construir será junto à nova estação ferroviária, ainda sem localização definida.
O autarca afirmou que não faz sentido fazer uma estação intermodal ao lado de uma estação que poderá passar a ser secundária. "Perante as notícias recentes de reanimação do processo da linha de alta velocidade e de criação de uma nova estação ferroviária, estamos a acompanhar com o Ministério das Infraestruturas o desenvolvimento desse processo de maneira a concretizar essa estação intermodal junto à estação ferroviária a criar no nosso concelho", revelou.
O executivo municipal de Braga aprovou esta segunda-feira o regulamento da central de camionagem, agora designada Centro Coordenador de Transportes de Braga. A autarquia pretende intervir de forma imediata no edifício, deixando para a frente uma requalificação mais profunda. "Temos consciência que o equipamento está num estado de degradação absolutamente inaceitável, carece de intervenções várias. O município vai fazer uma operação de qualificação imediata de alguns dos espaços públicos que são fruídos por quem utiliza o centro coordenador e depois, numa segunda etapa, com um horizonte não muito distante, avançar com uma intervenção bastante mais profunda no espaço envolvente", acrescentou Ricardo Rio.
O social democrata garante que este centro não será desativado quando existir uma estação intermodal, uma vez que serve muitas pessoas que se dirigem a Braga para trabalhar e para estudar.