ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Pedro Brutt Pacheco
Redação

Música 23.07.2021 13H16

Gasóleo deverá cair 2 cêntimos na próxima semana. É a terceira queda do ano e a maior em 15 meses

Escrito por Redação
Os preços dos combustíveis deverão sofrer algumas alterações na próxima semana, com o gasóleo a ter margem para cair, ao passo que a gasolina se deve manter na mesma.

O preço do gasóleo simples deverá registar uma queda de dois cêntimos por litro a partir da próxima segunda-feira, dia 26 de julho, naquela que será a maior perda deste ativo desde abril do ano passado e também apenas a terceira queda semanal registada este ano.


De acordo com os cálculos do Negócios, há margem para uma queda de cerca de 2 cêntimo no caso do gasóleo simples para os 1,439 euros por litro. Este ano, o preço deste ativo caiu em apenas três ocasiões e subiu ou manteve-se inalterado nas restante 27 semanas.


No caso da gasolina simples 95, o preço deverá manter-se inalterado nos 1,673 euros. Este ano, a gasolina está mais cara 25 cêntimos por litro.


Nesta semana, a cotação do Brent - negociado em Londres e que serve de referência para Portugal - irá terminar com um tom ascendente. Depois de uma queda robusta na segunda-feira, devido ao acordo da OPEP+ em adicionar mais petróleo ao mercado e com medo de que a covid-19 travasse a procura, os preços deste "ouro negro" têm vindo a recuperar.


Hoje, o Brent está a cair 0,3% para os 73,57 dólares. Já o WTI (West Texas Intermediate) recua 0,29% para os 71,70 dólares por barril.  


Semanas agitadas entre gasolineiras e Governo


Esta semana, o Conselho de Ministros aprovou uma proposta de lei que pretende intervir nas margens que as gasolineiras ganham com o preço dos combustíveis. 

O ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, anunciou após a reunião que a proposta "tem como objetivo dar ao Governo uma ferramenta para quando, comprovadamente, as margens na venda de combustiveis e das botijas de gás forem inusitadamente altas e sem justificação, poder limitar essas mesmas margens". 


Negócios

Deixa-nos uma mensagem