ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

gnration
Elsa Moura

Cultura 12.06.2020 09H45

gnration com jazz, cinema ao ar livre e media art no reencontro com o público

Escrito por Elsa Moura
Programação para Julho e Agosto foi apresentada hoje pelo gnration. Ciclo Julho é de Jazz, Cinema no Pátio e exposição marcam programação 'bimestral'.
Luís Fernandes, director artístico do gnration, aos microfones da RUM

false / 0:00

O gnration volta a receber público a 3 de Julho, data que marca o arranque da sexta edição do ciclo Julho é de Jazz e em Agosto há 'Cinema no Pátio'. Este ano o ciclo Julho é de Jazz contará com dois concertos encomendados: o saxofonista britânico Andy Sheppard com o baterista português Mário Costa. "Vão colaborar pela primeira vez a convite do gnration", revela Luís Fernandes, programador. Desafio que foi lançado ainda ao pianista João Paulo Esteves da Silva com o baterista Pedro Melo Alves. 


Do programa ainda fazem parte mais dois espectáculos: o trio Lokomotiv e o colectivo formado por Rodrigo Amado, Ricardo Toscano, Hernâni Faustino e João Lencastre.  Será o segundo concerto deste quarteto. Luís Fernandes fala num ciclo "muito forte que agradará aos amantes de jazz da cidade de Braga e do Norte do país". A lotação será limitada a 70 pessoas.


Luís Fernandes, programador do gnration, refere que as circunstâncias levaram a "algumas alterações", daí que em vez de três dias contínuos, o ciclo Julho é de Jazz vai ser espalhado pelo mês, ocupando quatro sextas. "Fomos forçados a alterar quase integralmente o programa e focá-lo essencialmente em artistas residentes em Portugal", conta.


Todos os concertos têm início às 22h00. Os bilhetes custam 7 euros para cada concerto ou 25 euros para

todos os concertos.


Ainda para o mês de Julho, dia 3, a galeria gnration acolherá uma nova exposição do artista e investigador português Diogo Tudela.


Através de um estudo comparativo baseado em modelos computacionais, vídeo e som, a exposição vocal tract / black hole / vent shaft (part I) pretende articular possíveis dinâmicas entre o carácter assintótico do abismo vocal e do buraco negro. "Será agora estreada e permanecerá até inícios de Outubro", explica. A entrada é gratuita.



Cinema ao ar livre e de entrada gratuita nas noites quentes de Agosto

Em Agosto, o gnration voltará a receber sessões de cinema ao ar livre com a quinta edição do Cinema no Pátio, que apresentará quatro filmes que se debruçam sobre a viagem como uma das matrizes essenciais da arte cinematográfica desde a sua génese. “Viagem a Itália” (1954), de Roberto Rosselini, “Nostalgia” (1983), de Andrei Tarkovsky, “Em Trânsito” (2018), de Christian Petzold, e “Ao Correr do Tempo” (1975), de Wim Wenders.


A programação está a cargo do cineasta Eduardo Brito, explorando a temática da viagem no contexto do cinema.

Os filmes estão agendados, respectivamente, para as noites de 6, 13, 20 e 27 de Agosto, sempre a partir das 21h30 no pátio exterior do gnration.


Julho e Agosto com residências artísticas do programa Laboratórios de Verão

Ao longo de Julho e Agosto, o gnration acolherá também oito residências artísticas resultantes do programa de apoio à criação artística Laboratórios de Verão, iniciativa do gnration destinada a artistas ou coletividades do distrito de Braga que se proponham a desenvolver conteúdos artísticos originais nos domínios da música, arte e tecnologia. 


Nos últimos meses, o gnration trabalhou na readaptação da sua estratégia de apoio à criação artística à nova realidade vigente, resultando num aumento significativo dos seus programas de incentivo à criação para artistas locais.

De quatro projetos apoiados a cada edição, o número foi duplicado para oito na edição de 2020, representando um investimento em apoios à criação no valor global de 12 mil euros.

Deixa-nos uma mensagem