ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Media Arts
Elsa Moura

Academia 08.07.2022 13H24

gnration torna-se sala de aula principal do Mestrado em Media Arts

Escrito por Elsa Moura
Primeiros alunos do Mestrado preparam-se para ingressar no último semestre de estudo. As candidaturas para a 'nova fornada de alunos/artistas' ainda se encontram abertas.
Daniel Brandão, diretor de Mestrado

false / 0:00

O gnration vai consolidar-se, já no próximo ano letivo, como sala de aula principal do Mestrado em Media Arts da Universidade do Minho.


Com candidaturas abertas para a ingressão em 2022/2023, a direção deste mestrado da UMinho, que surge em parceria com o Município de Braga, assume que foram superadas todas as expetativas e que o sucesso e satisfação dos primeiros alunos fortalecem a continuidade da aposta.


O mestrado em Media Arts decorre ao longo de três semestres e abriu pela primeira vez no ano letivo 2021/2022. Ainda sem poder apresentar dados para o novo ano, o diretor de mestrado, Daniel Brandão realça o alcance dos objetivos traçados para o primeiro ano letivo. 

"Conseguimos ter aulas fora da UMinho, no gnration, conseguimos que os alunos participassem em diferentes ações e atividades programadas pela Braga Media Arts, como seminários e masterclasses com artistas residentes. Foi muito dinâmico e com os alunos sempre muito participativos. Foi um ano muito produtivo e muito positivo", conclui.


Resultado do sucesso alcançado, a direção do mestrado pretende continuar a dinamizar ainda mais as aulas e tarefas programadas para o próximo ano, nomeadamente com a exploração do espaço gnration, casa mãe das Media Arts em Braga. 

"Achamos todos que faz sentido que assim seja, porque é no gnration que muita da programação na área acontece", começa por explicar o docente, que realça também "as condições dos espaços para exposição, a disponibilização de técnicos, ferramentas e de espaços mais multifacetados" que permitem aulas mais direcionadas para estúdio, ou atelier, por exemplo.


Fruto do trabalho e sucesso dos primeiros dois semestres, os alunos que transitam agora para o segundo ano terão oportunidade de ver os seus trabalhos expostos no gnration. A exposição coletiva já está a ser planeada, prevendo-se um grande impacto da mesma, uma vez que irá contemplar os projetos finais de mestrado.


A 2ª fase de candidaturas está a decorrer e encerra, segunda-feira, 11 de julho. Já a 3ª fase decorrerá de 6 a 9 de setembro.

Deixa-nos uma mensagem