ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

DR
Redacção

Nacional 30.07.2020 16H47

Governo esclarece: Bares fecham às 20h em Lisboa e à 01h00 no resto do país

Escrito por Redacção
Os restaurantes também passam a poder funcionar até à uma hora da madrugada.

Os bares e discotecas, encerrados desde março devido à pandemia de Covid-19, vão poder funcionar a partir de sábado, 1 de agosto, como cafés e pastelarias, seguindo as mesmas regras, anunciou esta quinta-feira o Governo.


Em conferência de imprensa após a reunião semanal do Conselho de Ministros, em Lisboa, a ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, explicou que, no contexto da "situação epidemiológica do país mais controlada", foi determinada "a possibilidade de os estabelecimentos que são bares na sua origem funcionarem enquanto pastelarias e cafés, seguindo as mesmas regras de distanciamento que estas instituições têm".


Estes estabelecimentos passam, também, a poder aceder ao novo regime de lay-off se optarem por esta forma de funcionamento.


Como se pode ler no comunicado do Governo, os bares e as discotecas que optem por abrir com as regras de cafés e pastelarias podem funcionar até às 20:00 na Área Metropolitana de Lisboa e até às 01:00 (com limite de entrada às 24:00) no resto do território continental, como a restauração.


A ministra esclareceu que os bares e discotecas continuam encerrados, permitindo-se apenas que os que queiram funcionar como cafés e pastelarias o possam fazer "sem alterar a sua atividade" oficialmente, como estava a acontecer.


"Se e quando queiram funcionar numa outra categoria que existe e tem semelhanças do ponto de vista da organização dos espaços, podem fazê-lo sem alterar a sua atividade", referiu.



Restaurantes com horário alargado

O Governo aprovou também o alargamento dos horários da restauração. Os restaurantes passam a poder funcionar até à uma hora da madrugada, podendo os clientes entrar até à meia-noite, incluindo na Área Metropolitana de Lisboa, onde todos os outros estabelecimentos onde não haja serviços de refeições continuarão a ter de fechar às 20 horas.



*Com Jornal de Notícias e TSF

Deixa-nos uma mensagem