Regional 26.12.2023 11H36
Governo marca presença no lançamento da 1ª pedra do Clube dos Pequenos
Hoje são assinalados os 10 anos do primeiro edifício do Centro Social Vale do Homem (CSVH) – denominado Centro Social - localizado em Lanhas, Vila Verde.
O Governo irá fazer-se representar na cerimónia do lançamento da primeira pedra, a 12 de janeiro, das empreitadas do Clube dos Pequenos, nova creche e berçário de Braga, e da Casa Mãe - Quinta do Senhor -, uma estrutura de apoio à deficiência, do Centro Social do Vale do Homem. A informação foi confirmada à RUM pelo presidente da direção do CSVH, Jorge Pereira.
Esta terça-feira, 26 de dezembro, o primeiro edifício do centro, sediado em Lanhas, Vila Verde, celebra 10 anos.
Aos microfones da Universitária, o responsável garante que o balanço ultrapassou as expetativas com 4.990 atendimentos para pré-incrições, 4.100 para Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI) e 890 para Serviço de Apoio Domiciliário (SAD). O que se traduz no apoio a "mil famílias", na região do Vale do Homem, principalmente, nos concelhos de Amares, Terras de Bouro e Vila Verde.
Entre regime de acolhimento e apoio domiciliário, este primeiro edifício do CSVH já conseguiu dar resposta efetiva a 510 pessoas em ERPI e 650 em SAD, com cerca de 1 milhão de refeições
confecionadas que servem, por exemplo, o Lar das Termas.
Para além disso, o Vale do Homem com Saúde (VHS) – projeto do CSVH de intervenção social e
comunitária que realiza rastreios gratuitos em diversas áreas da saúde e com equipa especializada – já
foi capaz de acompanhar cerca de 35 mil pessoas na comunidade, dos concelhos de Amares,
Braga, Vila Verde e Terras de Bouro.
Clube dos Pequenos em funcionamento até ao final do ano de 2024.
Para 2024, está prevista a inauguração da nova creche e berçário da cidade dos arcebispos, o Clube dos Pequenos. Já a Casa Mãe – Quinta do Senhor, em Vila Verde, uma estrutura de apoio à deficiência composta por um Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI) com capacidade para 30 utentes e 4 Residências de
Autonomização e Inclusão (RAI), tem a sua abertura estimada para janeiro de 2025.
Entre os projetos financiados pelo PRR - Plano de Recuperação e Resiliência, destaque ainda para as “Casas do Minho”, em Barcelos, residências de autonomização e inclusão com capacidade para 27 utentes portadoras de deficiência ou incapacidade. O concurso, ao que tudo indica, será lançado em fevereiro do próximo ano.
Quanto à cerimónia do lançamento da 1ª pedra do Clube dos Pequenos e da Casa Mãe, irá ocorrer a 12 de janeiro, data do aniversário do Centro Social do Vale do Homem, e contará com a presença de um representante do Governo.
O aniversário do ponto de partida do CSVH arranca pelas 15h00 com um concerto clássico. Às 18h00, está previsto o corte do bolo com toda a comunidade.