ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Liliana Oliveira

Regional 18.03.2025 14H31

Governo reconhece necessidade de nomear administração "mais ajustada" para ULS Braga 

Escrito por Liliana Oliveira
Resolução do Conselho de Ministros foi publicada hoje em Diário da República.

O Governo nomeou Américo Afonso para liderar a Unidade Local de Saúde de Braga, E. P. E. com o objetivo de “fortalecer a capacidade de resposta das entidades integradas no SNS”. A resolução do Conselho de Ministros, publicada hoje em Diário da República, esclarece que “é necessário que a respetiva gestão seja assegurada por um conselho de administração capaz de adotar estratégias eficazes, quer de planeamento quer de gestão eficiente dos recursos disponíveis”.


O executivo de Luís Montenegro afirma que “apesar do esforço do atual conselho de administração, entende-se que é necessário renovar a sua liderança”, pretendendo-se “uma equipa que, de forma dialogante, cooperante e adaptativa, se revele mais ajustada ao novo desenho integrado de cuidados de saúde das unidades locais de saúde”. “Com efeito, considera-se crucial que os novos membros da administração tenham a capacidade de enfrentar os desafios imediatos e operacionalizar as medidas estratégicas que se impõem, através de uma gestão sólida e eficaz, assegurando uma efetiva implementação da prestação de cuidados de saúde aos utentes, com qualidade e segurança”, lê-se ainda no documento.


O mandato é de três anos, até ao limite de três renovações consecutivas.

Acompanham Américo Afonso, Paula Felgueiras, como vogal executiva, diretora clínica para a área dos cuidados de saúde hospitalares, Aldara Braga, como vogal executiva, diretora clínica para a área dos cuidados de saúde primários, Elisabete Pinheiro, como vogal executiva, enfermeira diretora, Pedro Cambão, vogal executivo com o pelouro financeiro, e Lúcia Cerqueira.

Deixa-nos uma mensagem