Regional 18.03.2025 14H31
Governo reconhece necessidade de nomear administração "mais ajustada" para ULS Braga
Resolução do Conselho de Ministros foi publicada hoje em Diário da República.
O Governo nomeou Américo Afonso para liderar a Unidade Local de Saúde de Braga, E. P. E. com o objetivo de “fortalecer a capacidade de resposta das entidades integradas no SNS”. A resolução do Conselho de Ministros, publicada hoje em Diário da República, esclarece que “é necessário que a respetiva gestão seja assegurada por um conselho de administração capaz de adotar estratégias eficazes, quer de planeamento quer de gestão eficiente dos recursos disponíveis”.
O executivo de Luís Montenegro afirma que “apesar do esforço do atual conselho de administração, entende-se que é necessário renovar a sua liderança”, pretendendo-se “uma equipa que, de forma dialogante, cooperante e adaptativa, se revele mais ajustada ao novo desenho integrado de cuidados de saúde das unidades locais de saúde”. “Com efeito, considera-se crucial que os novos membros da administração tenham a capacidade de enfrentar os desafios imediatos e operacionalizar as medidas estratégicas que se impõem, através de uma gestão sólida e eficaz, assegurando uma efetiva implementação da prestação de cuidados de saúde aos utentes, com qualidade e segurança”, lê-se ainda no documento.
O mandato é de três anos, até ao limite de três renovações consecutivas.
Acompanham Américo Afonso, Paula Felgueiras, como vogal executiva, diretora clínica para a área dos cuidados de saúde hospitalares, Aldara Braga, como vogal executiva, diretora clínica para a área dos cuidados de saúde primários, Elisabete Pinheiro, como vogal executiva, enfermeira diretora, Pedro Cambão, vogal executivo com o pelouro financeiro, e Lúcia Cerqueira.