ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Foto: CM Braga
Catarina Martins

Cultura 16.12.2022 07H00

Grande Prémio 'Maria Ondina Braga' atribuído a 'Crónicas Italianas' de António Mega Ferreira

Escrito por Catarina Martins
A cerimónia de entrega do galardão, instituído pela Associação Portuguesa de Escritores com o patrocínio da Câmara Municipal de Braga, decorreu esta quinta-feira, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
Declarações de Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, e José Manuel Mendes.

false / 0:00

A obra ‘Crónicas Italianas’ de António Mega Ferreira foi distinguida com o Grande Prémio de Literatura de Viagens Maria Ondina Braga. A cerimónia de entrega do galardão, no valor 12.500 euros, instituído pela Associação Portuguesa de Escritores com o patrocínio da Câmara Municipal de Braga, decorreu esta quinta-feira no Salão Nobre dos Paços do Concelho.


"É uma amarga ironia do destino que por causa de uma demorada doença me vejo impedido de me deslocar a Braga. É-me vedada a viagem para recolher um prémio que me foi atribuído precisamente por causa de um livro que escrevi sob um impulso das numerosas viagens a Itália que fiz ao longo dos últimos 50 anos, mas na realidade as viagens que satisfizerem em primeiro lugar a minha curiosidade, a minha vontade de conhecer povos, paisagens e culturas, sempre funcionavam como um poderoso recoletor transformador de imagens que algum dia acabariam transfiguradas em linguagem literária", leu o poeta José Manuel Mendes em representação do autor, que por motivos de saúde não esteve presente.


O presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, destaca o sucesso que o galardão tem conseguido atingir ao longo dos últimos anos. "Este prémio é já uma referência a nível nacional graças à parceria virtuosa entre o Município de Braga e a Associação Portuguesa de Escritores. É uma iniciativa que tem suscitado uma participação alargada e muito qualificada", refere o edil, lembrando que, este ano, o prémio assume uma relevância acrescida já que se celebra o centenário de nascimento de Maria Ondina.


Para esta 5.ª edição da Grande Prémio de Literatura de Viagens Maria Ondina Braga, instituído pelo Município de Braga e pela Associação Portuguesa de Escritores, concorreram obras publicadas no ano de 2021.

Deixa-nos uma mensagem