ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

DR
Vanessa Batista

Regional 16.10.2020 11H25

Green Week Guimarães alerta para uso excessivo de plásticos

Escrito por Vanessa Batista
Pela cidade berço estão expostas várias instalações de artistas vimaranenses. Um "grito" para despertar uma maior consciência ambiental. 

Contribuir para um município mais verde e sustentável é o objectivo do projecto “Aqualastic: educar, reduzir e valorizar”. Este surgiu da candidatura do Laboratório da Paisagem e da Extruplás ao Fundo Ambiental do Ministério do Ambiente e da Transição Energética e insere-se no âmbito da Green Week Guimarães com o financiamento do Fundo Ambiental do Ministério do Ambiente e da Transição Energética.


Sofia Ferreira, vereadora com o pelouro do Ambiente, frisa que esta é mais uma oportunidade para "reflectir sobre os seus comportamentos" e, por conseguinte, assumir uma atitude mais responsável em defesa do ambiente.


Esta quinta-feira, foram inauguradas várias instalações artísticas. Na zona de Couros, incluída no Bairro C, foram desenvolvidas quatro instalações pelos artistas vimaranenses Nelson Xize e Nuno Machado, que aceitaram o convite para dar expressão ao flagelo da poluição marinha, onde cerca de 90% do lixo de plástico é proveniente dos rios. O resultado são quatro trabalhos extraordinários que vão surpreender os vimaranenses, nas ruas da Ramada, de Vila Verde, São Francisco e Avenida D. Afonso Henriques.


Já no Chafariz do Toural, o designer e criativo vimaranense Pedro Teixeira, criou a “Fonte da vida”, uma intervenção artística que pretende transmitir a ideia de como os plásticos e o excesso de consumo afetam o ambiente.


A intenção é não só alertar para a importância da reciclagem, mas principalmente para a reutilização das embalagens e para o consumo sustentável. Mais do que estética, importa criar emoções e despertar consciências.

A vereadora destaca também uma proposta de criação de um protótipo para uma “EcoBarreira” numa das linhas de água urbanas da cidade berço e de filtros personalizados para a retenção de resíduos em sumidouros de águas pluviais.


Em suma, na Rua Dr. Avelino Germano, em pleno Centro Histórico de Guimarães está patente a exposição “Rios de plástico” composta por 10 fotografias. 


Deixa-nos uma mensagem