ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Liliana Oliveira

Cultura 22.07.2021 07H00

Gualterianas arrancam hoje e voltam a ter Feira de Artesanato e concertos

Escrito por Liliana Oliveira
Festas da cidade de Guimarães arrancam esta quinta-feira, 22 de julho, e prolongam-se até 2 de agosto. 
Ricardo Freitas , diretor executivo d’A Oficina, sobre o programa das Gualterianas

false / 0:00

As Gualterianas voltam a contar com Feira de Artesanato e concertos na programação. As festas da cidade de Guimarães arrancam esta quinta-feira, dia 22 de julho, com a cerimónia de inauguração "Painel Comunitário de Azulejos", às 18 horas, e prolongam-se até 2 de agosto,


Depois de um ano de pausa, devido à pandemia da covid-19, a Feira de Artesanato regressa à Alameda de São Dâmaso. Ricardo Freitas , diretor executivo d’A Oficina, explica que a organização "optou por não aumentar o número de stands, comparativamente a 2019, mantendo-se os 28, e não haverá animaçãoes musicais" no contexto da feira. A mostra das obras de artesãos de Guimarães e de várias regiões do país abre às 17 horas  de 23 de julho e permanece na Alameda até 2 de agosto, podendo ser visitada gratuitamente, até ao limite da lotação do espaço, das 15h00 às 21h00.


No mesmo dia, no jardim da Alameda de São Dâmaso, inaugura, às 17h30, a exposição "Floresta Criativa", organizada pela Associação Artística da Marcha Gualteriana. Mais tarde, no dia 30 de julho, inaugura a exposição "20 anos Guimarães Património Mundial", também com organização da Associação Artística da Marcha Gualteriana, a partir das 18h00, no Largo do Toural. Neste caso, os visitantes "poderão ver as peças que os obreiros já tinham feito, e normalmente estavam nos carregos alegóricos das Marchas Gualterianas, mas também peças novas, que representam todo o património edificado da cidade", detalhou Ricardo Freitas. 


Estão ainda previstos quatro concertos para o grande auditório do Centro Cultural Vila Flor, entre 30 de julho e 2 de agosto. A sala está limitada a 356 pessoas, mas os espetáculos podem ser acompanhados online.

Tiago Nacarato & Bárbara Tinoco são os primeiros a atuar, a 30 de julho. Segue-se a atuação de Miguel Araújo com a Orquestra de Guimarães, no dia seguinte. A 1 de agosto é a vez da Banda Musical das Caldas das Taipas e os concertos encerram, a 2 de agosto, com a Banda Musical de Pevidém. 


Todos os espetáculos começam às 19h30, têm entrada gratuita, até ao limite da lotação do espaço. 

Os interessados devem levantar um bilhete por pessoa, na bilheteira do Palácio Vila Flor, a partir das 10h00 do dia do concerto. 

Deixa-nos uma mensagem