ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

DR
Pedro Magalhães

Cultura 23.11.2020 15H42

"Guerra", do bracarense José Oliveira e de Marta Ramos, exibido no Porto/Post/Doc

Escrito por Pedro Magalhães
Filme é uma homenagem ao actor José Lopes.
Realizadores Marta Ramos e José Oliveira em declarações à RUM

false / 0:00

O realizador bracarense José Oliveira e a realizadora Marta Ramos vão apresentar o seu mais recente filme, Guerra, no festival de cinema Porto/Post/Doc. A exibição acontece esta segunda-feira, dia 23, no Rivoli, inserindo-se na secção de Cinema Falado do festival.


Guerra conta a história de vida do personagem ex-combatente da guerra colonial Manuel mas é sobretudo um tributo ao actor José Lopes, que dá corpo ao protagonista e que tem nesta obra a sua última representação antes de falecer em 2019.


O filme, apesar de ter estreado este ano, foi escrito em 2017 pelo actor e por José Oliveira e é baseado "em histórias de amigos" de José Lopes, revela, à RUM, Marta Ramos, acrescentando que o actor queria "homenagear as memórias da guerra colonial dos seus amigos", através da filmagem de "situações, lugares e relações dos ex-combatentes com o personagem Manuel". A obra, comenta José Oliveira, é também sobre "um José Lopes misterioso, actor num Portugal em crise".


Além do tributo a José Lopes, o filme acompanha uma Lisboa diferente, resistindo aos avanços da gentrificação e apresentando "comunidades, como os Amigos do Minho, que são uma espécie de mundo dentro de outro mundo", explica José Oliveira. 


A sessão de Guerra no Porto/Post/Doc tem início às 20h e os bilhetes para a sessão presencial podem ser adquiridos aqui.

Deixa-nos uma mensagem