ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

DR
Elsa Moura

Regional 27.11.2024 15H22

Guimarães Capital Verde Europeia "é um compromisso para as gerações futuras"

Escrito por Elsa Moura
Guimarães superou as cidades finalistas de Heilbronn, na Alemanha e Klagenfurt am Wörthersee, na Áustria.
O discurso de Domingos Bragança, presidente do Município de Guimarães, após a conquista do título de Capital Verde Europeia 2026

false / 0:00

“Um planeta, uma cidade”. Após três tentativas, Guimarães conquistou o título de Capital Verde Europeia. O anúncio da cidade vencedora aconteceu ao início da tarde desta quarta-feira, em Valência, Capital Verde Europeia 2024. O Município de Guimarães conquistou o prémio de 600 mil euros, mas o autarca local sublinha o impacto que este compromisso pode ter a longo prazo, com as gerações futuras.


"Um planeta, uma cidade. Eu acredito, nós acreditamos que o caminho da sustentabilidade ambiental é este, não há outro", começou por dizer perante a plateia. Falando num caminho "longo, de resiliência, um caminho que tem de ter sempre o foco", Domingos Bragança afirma que esta distinção "é essencialmente um compromisso para o futuro, um compromisso para as gerações futuras". referindo que em 2026, Guimarães poderá "inspirar as milhares de cidades europeias e do mundo inteiro para o desenvolvimento ambientalmente sustentável". "É esse o nosso desígnio, é por isso que quisemos, trabalhamos e queremos ser capital europeia", evidenciou.

"Um planeta, uma cidade. O caminho da sustentabilidade ambiental é este, não há outro" -Domingos Bragança


Rodeado no palco por uma vasta comitiva que, além de membros da autarquia, contou com convidados como o reitor da Universidade do Minho, Rui Vieira de Castro, e o presidente da CCDR-Norte, António Cunha, Domingos Bragança agradeceu aos vimaranenses e a todos os que se envolveram nesta candidatura. Afirma que "não há política que vença se não tiver a comunidade inteira a caminhar em conjunto" e avisa também que "o caminho de desenvolvimento sustentável tem tantas dificuldades" daí que "tenha que ser a comunidade inteira a caminhar para este horizonte de uma cidade, um só planeta".


A cidade berço apresentou a primeira candidatura em 2017, repetiu a intenção em 2023 e arrecada, finalmente, o título de Capital Verde Europeia 2026.


Os Prémios Capitais Verdes da Europa são uma iniciativa da Comissão lançada em 2008 para recompensar a sustentabilidade e as ações ecológicas das cidades europeias. 


A Capital Verde da Europa é atribuída a cidades com mais de 100 000 habitantes, enquanto a Folha Verde da Europa é atribuída a cidades mais pequenas com, pelo menos, 20 000 residentes, título que também veio para Portugal com a candidatura bem sucedida da cidade de Águeda.



Deixa-nos uma mensagem