Guimarães prepara-se para lançar hub de inovação em saúde

O Hospital Senhora da Oliveira, a Câmara de Guimarães e o Instituto de Investigação em Biomateriais, Biodegradáveis e Biomiméticos (I3Bs) celebraram um protocolo, na sequência de uma visita, esta sexta-feira, à estrutura da Universidade do Minho instalada no Ave Park. O objetivo é criar as condições para a implementação de um hub de inovação em saúde.
De acordo com o autarca Domingos Bragança, citado num comunicado do município vimaranense, o acordo será “fundamental para que Guimarães possa criar um ecossistema de excelência na área da saúde”, numa altura em que “o acesso a fundos comunitários permite alavancar a inovação e o desenvolvimento de produtos de grande impacto na vida de todos os cidadãos”.
Já o diretor do hospital mostra-se confiante nas potencialidades de uma parceria que considera “importante para a afirmação de Guimarães na área da saúde”, valorizando a investigação que é desenvolvida dentro de portas. Nesse sentido, para Pedro Cunha, uma das metas é que o Hospital Senhora da Oliveira venha a ser classificado como «Hospital Universitário», contribuindo para “o fortalecimento do sistema científico e de conhecimento do território”.
Por seu turno, Rui L. Reis, presidente do I3Bs, destaca a relevância da iniciativa e assinala que é “o único instituto de investigação na Europa que tem todos os recursos dentro de portas”, desde a área dos biomateriais até à medicina regenerativa.
