Regional 13.12.2022 08H50
Centenas de bracarenses passaram mais de dezasseis horas sem luz
Falha de energia aconteceu logo pela manhã e houve quem nem sequer conseguisse sair de casa.
Centenas de famílias das freguesias de Gualtar, S. Mamede D'Este, Nogueiró e Tenões passaram mais de dezasseis horas sem energia elétrica.
A falha que ocorreu logo ao início da manhã de segunda-feira só ficou resolvida depois da meia noite de hoje.
Em declarações à RUM na manhã desta terça-feira, João Vieira, presidente da Junta de Freguesia de Gualtar, a mais afetada, refere que se trata de uma situação "inaceitável", acusando a E-Redes de não prestar qualquer esclarecimento. "É completamente inaceitável. Há vários anos que temos cortes consecutivos, em que há situações que causam constrangimentos às pessoas, aos comércios e aos serviços. A situação de ontem foi completamente inaudita. Durou mais de dezasseis horas, o que consideramos completamente anormal nos tempos que correm. Alguma coisa terá de ser feita. As entidades que estão no terreno vão ter de nos dar uma resposta e de garantir que isto não volta a acontecer", alerta.
Esta falha de energia provocou um conjunto alargado de constrangimentos junto da população. Houve quem ficasse com eletrodomésticos avariados e estabelecimentos comerciais que não conseguiram abrir as suas portas ao longo de todo o dia. "Causou prejuízos, houve pessoas que não foram trabalhar, famílias que tiveram problemas com aparelhos médicos, famílias que não conseguiram sair de casa, famílias que tiveram que ir jantar fora", exemplificou. A situação afetou novamente comércio e serviços com várias empresas a não conseguirem realizar a sua atividade normal por falta de energia que aguardavam com expetativa a resolução do problema.
Recorde-se que há três dias, parte da freguesia de Gualtar já tinha sido afetada por uma outra falha no abastecimento de energia.
O presidente da Junta de Freguesia de Gualtar exige esclarecimentos à E-redes, e considera que o Município de Braga também deve estar envolvido nestes contactos, uma vez que várias freguesias têm sido afetadas.
Sabe-se que desde o início da manhã de hoje, os técnicos da E-redes estão novamente no local.
(Em atualização)