Academia 17.11.2021 21H30
Hélder Matos é candidato à direção da AAUMinho
Aluno de Ciência Política apresentou candidatura esta quarta-feira.
Hélder Matos é candidato à direção da Associação Académica da Universidade do Minho.
O aluno de Ciência Política anunciou, na noite desta quarta-feira, a sua candidatura nas redes sociais.
O fim da propina é uma das motivações da lista, que pretende lutar pela "justiça no acesso ao ensino superior". Além disso, a "falta de camas na UMinho" é outra das matérias a que Hélder Matos dá prioridade, afirmando, em entrevista à RUM, "que quer concretizações" neste dossiê, porque "não vê nada a acontecer".
A lista do estudante de Ciência Política quer ainda melhorar a comunicação com os núcleos, através de "algo que não sejam apenas formulários, mas, por exemplo, com reuniões". Ainda nesta matéria, Hélder Matos quer dar "oportunidade a alunos e grupos informais de pessoas contactarem com a Associação e exporem os seus problemas".
Na corrida está ainda Duarte Lopes, que integra a atual direção. Hélder Matos admite que parte em desvantagem, porque o candidato concorrente "já lá esteve, sabe como funciona e tem acesso a mecanismos que alunos que nao fazem parte da direção não têm". "Não existe transparência suficiente para os alunos que não fazem parte da direção saberem o que é discutido internamente. Partimos em desvantagem mas vamos à luta. Estou confiante na minha eleição e no poder de mobilização que uma eleição destas pode ter na comunidade académica, porque põe em cima da mesa assuntos que, se não houvesse listas da oposição, nunca viriam à baila", finalizou.
Na publicação das redes sociais, o candidato assume que tem como objetivo "dar voz à comunidade estudantil, estar pronto para responder aos seus anseios e aspirações, através da proposta de soluções urgentes para problemas reais". "A escassez de ação social perante o aumento de candidaturas; o excesso de burocracia para apoiar os estudantes; a diminuição dos apoios aos grupos culturais da academia; o contínuo subfinanciamento no Ensino Superior; o aumento das restrições para o emprego científico e a sua crescente precarização; e as limitações materiais para um ensino de qualidade" são outras das áreas que Hélder Matos se propõe a trabalhar.
"O associativismo que defendemos pretende agregar todos os estudantes para um rumo maior: a conquista de um Ensino Superior público, gratuito, democrático e de qualidade", lê-se ainda na publicação.
As eleições para os órgãos sociais da AAUMinho estão agendadas para 7 de dezembro. Até ao momento, são conhecidas duas listas candidatas à direção: a de Hélder Matos e a de Duarte Lopes.
No entanto, poderão surgir mais candidatos até 20 de novembro.