ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

HOSPITAL BRAGA
Elsa Moura

Regional 20.11.2020 12H01

Hosp. de Braga terá atrasado processo de contratação de enfermeiros

Escrito por Elsa Moura
A denúncia de despedimento de enfermeiros surgiu a 6 de Novembro pela Ordem dos Enfermeiros. No dia 7, Ministério da Saúde enviou circular às administrações hospitalares onde autorizava colocação imediata dos profissionais nos quadros.

Os presidentes dos conselhos de administração dos hospitais públicos foram informados a 7 de Novembro, pelo Ministério da Saúde, de que estavam devidamente autorizados a proceder à conversão de contratos de trabalho a termo resolutivo certo em contratos de trabalho sem termo. Ainda assim, no Hospital de Braga, só mais de uma semana depois é que o conselho de administração anunciou que os referidos contratos de enfermeiros, que terminavam no final do mês de Novembro já se encontravam autorizados, convertendo-se em contratos sem termo.


No Hospital de Braga, do regime excepcional fazem parte 78 profissionais, cinquenta deles terminavam contrato em Novembro e os restantes em Dezembro.


Há uma semana, na nota enviada à RUM a esclarecer o processo dos referidos enfermeiros, o Conselho de Administração do Hospital de Braga explicava que esta atitude "reforçava a necessidade imperiosa da continuidade destes profissionais no Hospital de Braga, comprovando que, em momento algum, foi sua intenção abdicar dos mesmos".

Mas, a denúncia de que o Hospital de Braga estaria a preparar o despedimento de enfermeiros foi feita pela Ordem dos Enfermeiros no dia 6 de Novembro. No dia imediatamente a seguir, os conselhos de administração dos hospitais públicos do país receberam uma circular do Ministério da Saúde, a que a RUM teve entretanto acesso, e que ordenava a conversão dos referidos contratos. Apesar disso, só vários dias depois é que o conselho de administração do Hospital de Braga indicou que iria proceder à contratação daqueles profissionais de saúde que terminavam o segundo contrato a termo resolutivo certo.


Confrontada pela RUM, a Administração do Hospital de Braga rejeita a ideia de ter protelado este processo. Informa que "aquando da recepção da referida circular informativa, o Conselho de Administração cumpriu com todas as orientações definidas, respeitando os procedimentos e requisitos enunciados na mesma".

Acrescenta que "ficou, assim, assegurada a reconversão dos contratos que terminavam no final do mês de novembro".


Ainda o processo relativo aos enfermeiros do hospital de Braga com contratos a termo. Entretanto a administração já procedeu ao contacto destes profissionais que serão colocados nos quadros.

Deixa-nos uma mensagem