ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

DR
Redacção

Regional 02.02.2021 09H06

Hospitais do quadrilátero com situação "gerível" ao nível dos internamentos 

Escrito por Redacção
Unidades hospitalares de Braga, Guimarães e Famalicão têm mais de cem doentes internados com Covid-19. Em Barcelos há um jovem entre os 20 e os 29 anos internados devido à doença.

Até ao final da tarde desta segunda-feira, o Hospital de Braga tinha 159 doentes internados com Covid-19. Desses, 30 estavam em Unidades de Cuidados Intensivos (UCI). À RUM, fonte hospitalar garantiu que a unidade de saúde bracarense tem conseguido gerir bem a situação.


Em Guimarães, o cenário não é muito distinto. O Hospital Senhora da Oliveira contava com 147 pessoas internadas, das quais 15 estavam em UCI.


Já o Centro Hospitalar do Médio Ave, que conta com uma unidade em Vila Nova de Famalicão e outra em Santo Tirso, tinha em enfermaria 118 doentes infetados com o novo coronavírus. O número mais alto de internamentos neste hospital registou-se a semana passada, quando atingiu os 120. Fonte do Hospital garantiu à RUM que dependendo da lotação vão sendo disponibilizadas mais camas. Entretanto, desde ontem, há mais 20 camas disponíveis para acolher doentes infetados com Covid-19.


Em Barcelos, há 49 doentes internados nas alas Covid do Hospital Santa Maria Maior. A unidade hospitalar tem capacidade para 66 internamentos devido à doença, divididos por dois pisos. 

A RUM sabe que relativamente ao número de utentes covid, um dos doentes internados tem entre 20 e 29 anos. No Hospital estão ainda duas pessoas com idades compreendidas entre os 30 e os 39 anos. A maioria dos internamentos, 16, diz respeito à população com mais de 80 anos. 


De acordo com informações do Hospital Santa Maria Maior,  "verificou-se um aumento muito significativo da procura de doentes COVID positivos nas últimas semanas, o que obrigou a um novo alargamento das áreas físicas destinadas a estes doentes".

Deixa-nos uma mensagem