ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

DR
Vanessa Batista

Academia 28.01.2021 18H26

II Simpósio é uma montra da excelência da bioquímica na UMinho

Escrito por Vanessa Batista
Iniciativa decorrer das 9h00 às 19h00, na plataforma online Zoom. A inscrição é obrigatória.
Palavras da diretora do mestrado em Bioquímica Aplicada, Sandra Paiva.

false / 0:00

Avanços científicos sobre o coronavírus, a gripe A e o cancro da mama são alguns dos temas que vão estar em destaque no II Simpósio em Bioquímica Aplicada da Universidade do Minho. O evento é organizado pela Comissão de Curso do Mestrado em Bioquímica Aplicada da Escola de Ciências e pelos alunos do 1º ano do curso.


Ouvida pela RUM, a diretora do mestrado em Bioquímica Aplicada, confessou que a procura da parte dos estudantes por esta "montra da bioquímica" superou todas as expetativas. Até esta quinta-feira, já estavam inscritas aproximadamente 200 pessoas.


Sandra Paiva defende que este Simpósio demonstra que apesar da pandemia, a formação em bioquímica na Universidade do Minho está "bem de saúde", visto que consegue posicionar-se em áreas consideradas chave.

O programa é composto pelos oradores convidados: a virologista Maria João Amorim, do Instituto Gulbenkian de Ciência, a bioquímica Isabel Cardoso, da Universidade do Porto, a par dos biólogos Pedro Oliveira, da Universidade de Aveiro, e Paula Sampaio, da UMinho. Da parte da indústria, a iniciativa vai contar com a presença de Ana Loureiro, da BIAL, e Pedro Castanheira, da Immunethep.


A sessão inclui a apresentação dos projetos de biotecnologia Todomics, Fatval e Yeast Doc, respetivamente por Maria João Sousa, Björn Johansson e Carmen Bacerra, todos da academia minhota. Haverá espaço para que os novos alunos acompanhem percursos inspiradores de alumni do mestrado.


A diretora do mestrado em Bioquímica Aplicada informa que o evento culminará na edição de um livro digital de resumos, com os melhores trabalhos científicos dos alunos, sendo que os três melhores irão apresentar os seus trabalhos esta sexta-feira.


Na sessão de abertura estão previstas as intervenções do reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro, da presidente da Escola de Ciências da UMinho, Manuela Côrte-Real, da diretora do Departamento de Biologia, Maria João Sousa, da diretora do Departamento de Química, Ana Paula Esteves, e da diretora do mestrado em Bioquímica Aplicada, Sandra Paiva. O evento termina às 19h00. 

Deixa-nos uma mensagem