ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

João Bragança
Liliana Oliveira

Academia 17.12.2020 20H41

ILCH ambiciona acrescentar licenciatura em Cinema à sua oferta educativa

Escrito por Liliana Oliveira
Alunos de Teatro mudam-se para as novas instalações, no teatro Jordão, a 24 de Junho de 2021.
Isabel Ermida, presidente do ILCH, e Rui Vieira de Castro, reitor da UMinho

false / 0:00

O Instituto de Letras e Ciências Humanas (ILCH) da Universidade do Minho celebrou, esta quinta-feira, o seu 45.º aniversário com os olhos postos no futuro. Incluir a licenciatura em Cinema na oferta formativa do Instituto  é um dos "sonhos" da presidente Isabel Ermida.

 pelo sonho que começa tudo. Julgo que uma escola de artes como a nossa, que já tem o Teatro e a Música, pode ousar chegar à licenciatura em Cinema. Vamos trabalhar nesse sentido, teremos que fazer uma proposta válida e com pernas para andar", frisou a presidente do ILCH. 


O reitor Rui Vieira de Castro diz fazer "todo o sentido as unidades orgânicas projectarem novos projectos de ensino, procurando diversificar a sua oferta"mas, alertou, "depende muito da forma como pode ser materializada".


Enquanto a sétima arte não passa do sonho à realidade, para os alunos do curso de Teatro há sonhos a materializarem-se. Os estudantes vão ter a sua nova casa em Junho do próximo ano. A obra do Teatro Jordão deverá estar terminada dentro de seis meses, estando a inauguração prevista para o dia 24. Esta foi uma das boas novas anunciadas pelo reitor na cerimónia do aniversário do Instituto de Letras e Ciências Humanas.


O reitor lembrou que esta licenciatura "foi sendo desenvolvida em condições que não eram as ideias" e com as novas instalações "o curso terá condições belíssimas". Rui Vieira de Castro lançou ainda um desafio ao ILCH: "O facto de haver um importante projecto de revitalização de toda a área de Guimarães, onde se insere o Teatro Jordão ou a Fábrica do Arquinho, promove um contexto muito particular de desenvolver uma actividade sistemática de animação sociocultural e temos condições únicas, que temos de saber aproveitar, de fusão do nosso curso e uma experiência de ligação com a população".


Depois do funcionamento do curso "em condições precárias", para Isabel Ermida esta "promessa de mudarem para o Teatro Jordao é a luz ao fundo do túnel", sendo também uma "motivação" para todo o Instituto.

Deixa-nos uma mensagem