Academia 09.11.2021 15H20
Inês Batista candidata-se ao CFJ para melhorar comunicação e proximidade aos estudantes
Inês Batista é aluna do 3.º ano de Ciências da Comunicação e candidata ao Conselho Fiscal e Jurisdicional, órgão de fiscalização e jurisdição da Associação Académica da Universidade do Minho.
Inês Batista é candidata ao Conselho Fiscal e Jurisdicional (CFJ), órgão de fiscalização e jurisdição da Associação Académica da Universidade do Minho (AAUMinho). Para a estudante finalista de Ciências da Comunicação, o desinteresse dos alunos pelos órgãos sociais da Associação Académica tem que ser combatido.
O anúncio da candidatura foi feito através da rede social Facebook, onde a estudante expressou o seu desagrado com a taxa de abstenção neste ato eleitoral. "A verdade é que o CFJ, assim como toda a estrutura da Associação Académica, se apresenta ainda muito distante da comunidade estudantil. Isto perpetua o desinteresse geral que se traduz na enorme abstenção a que assistimos anualmente", lê-se no comunicado assinado pela aluna.
Uma das funções do CFJ é a emissão de pareceres, nomeadamente sobre o orçamento, contas e atividades da direção da AAUMinho. Em entrevista à RUM, Inês Batista garantiu que vai bater-se por uma "maior proximidade dos estudantes" a estes órgãos, algo que, garante, está longe de acontecer. Além disso, a candidata quer "expor os pareceres de uma forma mais pública e garantir que o que se passa na Reunião Geral de Alunos passa para fora".
O órgão é atualmente presidido por Afonso Silva, que venceu, em 2020, João Rocha, que já havia liderado o CFJ em 2019. A aluna de Comunicação considera que a postura do Conselho Fiscal e Jurisdicional melhorou no último ano, fruto de uma maior "pluralidade" na representação das listas, mas, ainda assim, "há ainda muito para fazer".
"Os estudantes não se sentem próximos o suficiente para quererem saber. As pessoas não entendem a importância que é a participação estudantil", frisou.
A abstenção tem sido a grande vencedora das eleições para a AAUMinho. Inês Batista diz que "este trabalho de combate à abstenção deve ser um trabalho de todo o ano" e, por isso, a sua equipa sugere o debate em torno de "questões de consciência social e de temas que afetam todos os alunos" ou através de "eventos".
"Acreditamos que uma campanha é muito mais do que uma efémere ação política e, com grandes expectativas, ansiamos a participação ativa de toda a comunidade estudantil", refere Inês.
Inês Batista é candidata ao Conselho Fiscal e Jurisdicional da AAUMinho. A estudante de Ciências da Comunicação, é, para já, a única candidata conhecida. As eleições para os órgãos sociais da AAUMinho decorrem no início de dezembro.