Academia 13.12.2023 07H00
UMinho premeia 18 jovens investigadores. Próxima edição poderá fomentar sinergias
Quarta edição do Prémio UMinho de Iniciação na Investigação Científica contou com 27 participantes.
A quarta edição do Prémio UMinho de Iniciação na Investigação Científica distinguiu 18 dos 27 participantes.
Este galardão visa permitir que os estudantes do 1º ciclo da Universidade do Minho se envolvam em contextos reais de investigação com a supervisão de investigadores reconhecidos e, ainda, aprofundem o interesse pela ciência. O prémio inclui um certificado e um valor pecuniário de 500 euros.
A RUM acompanhou a entrega de prémios e conversou com alguns dos vencedores para perceber que ideias pretendem continuar a desenvolver no futuro dentro da academia minhota.
Entre os projetos vencedores estava o de Mariana Sousa, estudante de Enfermagem, que concluiu que o grau de escolaridade das progenitoras é um fator relevante quando o assunto é a exposição das crianças aos ecrãs. Em média, o filho de uma mãe com ensino superior passa "menos 24 minutos exposto a ecrãs do que o filho de uma mãe com o ensino básico".
Duarte Ferreira, estudante de Engenharia Civil, apresentou uma solução que, não é nova fora de Portugal, mas por terras lusas ainda não é utilizada, irá permitir diminuir a pegada ecológica do betão. A solução passa por incorporar resíduos de vidro industrial na sua produção. Esta substituição pode ajudar a diminuir as emissões de gases com efeito de estufa como o CO2.
Ana Ribeiro, estudante de Direito, analisou o novo regulamento MICA sobre os mercados dos criptoactivos. A aluna deixa críticas ao modelo adotado que está a ser elaborado pelo Parlamento Europeu, uma vez que esta nova realidade da economia digital "nasceu para ser descentralizada", logo "recorrer a terceiros" pode não ser uma boa opção.
Já Guilherme Martins, aluno de Engenharia Informática, que participou pela segunda vez na iniciativa, apresentou uma abordagem digital que visa, no caso de uma IPSS, contornar obstáculos no que toca a informações que anteriormente estavam em papel.
Prémio UMinho de Iniciação na Investigação Científica poderá fomentar sinergias entre diferentes áreas.
No discurso de encerramento, o vice-reitor para a Investigação e Inovação, sublinhou a relevância desta iniciativa para a imersão dos alunos em ambientes de investigação podendo, com o apoio de professores e investigadores, contactar de perto com os 30 centros da UMinho. A instituição já está a trabalhar na próxima edição que, de acordo com Eugénio Campos Ferreira, poderá incentivar a trabalhos multidisciplinares entre centros. Uma ideia ainda embrionária, mas que poderá ser explorada no próximo ano.
A cerimónia de entrega dos prémios UMinho de Iniciação na Investigação Científica contou ainda com uma palestra da diretora-geral da Cachapuz Bilanciai Group, Graça Coelho, que integra um dos laboratórios colaborativos da UMinho em parceria com o dtx e o INL. O que demonstra a relevância da aposta em inovação.
Conheça aqui a lista completa de vencedores
Guilherme Martins, Inês Oliveira, Duarte Ferreira, João Pedro Torres, Simão Cardoso, Mariana Alves, Filipa Sá, Ricardo Brasil, André Ribas Ferreira, Francisco Ribeiro, Mariana Sousa, Inês de Castro, Lucas Gonçalves, Margarida Ferreira, Paula Santos, Catarina Fagundes, Ana Ribeiro e Margarida Rodrigues.