Academia 08.03.2023 15H40
Inteligência artificial é o mote para a 25.ª edição das Jornadas da Comunicação
Evento, promovido pelo GACCUM, decorre a 14 e 15 de março. Formações, workshops e talks fazem parte do programa.
O Grupo de Alunos de Ciências da Comunicação da Universidade do Minho promove, a 14 e 15 de marços, as jornadas do curso, que têm como tema central a ‘Inteligência Artificial e Comunicação’.
Rui Barros, jornalista do Público recentemente nomeado para o maior prémio de jornalismo de dados, é um dos convidados da 25.ª edição, para uma formação, que decorre no primeiro dia das Jornadas, às 14h30.
Pela mesma hora, Bruno Carnide será responsável por uma formação em audiovisual e multimédia, relacionada com a arte de fazer um filme em inteligência artificial, e Ricardo Couto é o convidado da formação em marketing digital.
A 25.ª edição do evento, que pretende proporcionar “aos jovens uma experiência que os desenvolva profissional e pessoalmente e lhes dê mais aptidões para além daquilo que o curso dá”, promove também workshops, talks e uma feira de emprego.
O painel principal, agendado logo para o primeiro dia, às 11h00, pretende “questionar se a inteligência artificial é uma ameaça ou uma oportunidade para a comunicação”. Para isso, juntar-se-ão no CP2 “Jorge Mateus, que é investigador de doutoramento e tem feito algumas investigações na área da inteligência artificial e dos robôs sociais, João Ribeiro, que é jornalista e designer, Karla Pequenino, que é uma jornalista do Público especializada em artigos de inteligência artificial, e Rui Lopes, CEO da Agentifai, que é uma startup portuguesa especializada em inteligência artificial”. Às 17h00, decorre a Feira de Emprego, que tem como objetivo aproximar os estudantes do mercado de trabalho, através da presença de, pelo menos, dez empresas, com quem eles poderão tirar dúvidas e perceber as oportunidades existentes.
O segundo dia das Jornadas contará com três talks. “A primeira é sobre o mercado digital avançar para um mercado mais sustentável e teremos Sandra Fernandes, que é da comunicação interna e responsabilidade social na Bosch Ibéria, e Sofia Camarinha, que é digital marketing e e-commerce na Sanjo”, revelou a responsável. A segunda talk, que é às 15h30, denominada “Dos ecrãs para a vida real”, contará com José Freitas, que é realizador e produtor de cinema, e o Luís Moya, que é cineasta independente. “Marionetas nas mãos do TikTok?” é o mote para a terceira conversa, com Rui Lourenço, que é cofundador da Mindtree e especialista em redes sociais, Daniela Santos, jornalista e gestora das redes sociais na Renascença
Os participantes serão ainda desafiados a simular a organização e divulgação de um evento em Braga, na área da inteligência artificial, contando com a ajuda de vários professores do curso, como Felisbela Lopes, Pedro Portela, Maria José Cunha e Ana Portela. O melhor projeto terá direito a um prémio.
As Jornadas de Comunicação decorrem a 14 e 15 de março, no CP2. O passe geral custa três euros para sócios, nove euros para não sócios e 11 euros para externos. As inscrições terminam a 10 de março.