ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Fonte: CM Famalicão
Tiago Barquinha

Regional 16.10.2020 07H41

"Intervenção de fundo" no centro urbano de Famalicão arranca segunda-feira

Escrito por Tiago Barquinha
Passeios, estradas e parques de estacionamento vão ser alvo de reabilitação.
As declarações do vereador Augusto Lima.

false / 0:00

A partir de segunda-feira e durante aproximadamente um ano, a Câmara Municipal de Famalicão vai intervir no centro urbano. As obras, cujo investimento é superior a oito milhões de euros, abrangem o quarteirão urbano localizado entre as praças D. Maria II e Mouzinho de Albuquerque e as ruas adjacentes, onde se incluiu o novo Mercado Municipal, que deverá abrir portas no início do próximo ano.


O conjunto de intervenções pressupõe a ampliação para norte e para sul da Praça D. Maria II, com a supressão ao trânsito automóvel dos dois topos, e a requalificação de todas as artérias envolventes, que terão um perfil de circulação partilhada, com prioridade para o peão.  Já a Praça Mouzinho de Albuquerque, correspondente ao antigo Campo da Feira, será renovada com a organização da área de estacionamento e da margem ribeirinha do Rio Pelhe.


Associado ao mote ‘Um novo Centro. Uma Nova Cidade’, o vereador com os pelouros do Desenvolvimento Territorial Integrado e da Economia explica que o objectivo, com esta "intervenção de fundo", passa por “transformar Famalicão, cada vez mais, numa cidade do futuro”. “Queremos um cidade mais próxima das pessoas e proporcionar uma melhor qualidade de vida”, acrescenta.


Do ponto de vista económico, Augusto Lima fala da intenção de “rejuvenescer o comércio tradicional, criando um centro urbano propício para que inclusivamente famílias e pessoas de outros concelhos possam visitar a cidade”. As obras têm também uma vertente ambiental associada. Explicando que “os peões são a prioridade”, o responsável autárquico esclarece que “os veículos vão passar a transitar de forma mais condicionada”.



CM Famalicão encerra provisoriamente três parques de estacionamento


Durante a empreitada vão ser intervencionados passeios e estradas, o que implicará constrangimentos no trânsito automóvel, nomeadamente na segunda e terceira fases dos trabalhos. Na primeira, as dificuldades prendem-se com os parques de estacionamento.


No imediato, os parques de estacionamento das praças D.ª Maria II e Mouzinho de Albuquerque e da Rua do Ferrador vão ser encerrados. Como alternativa, os cidadãos têm os parques gratuitos do actual campo da feira (encerrado apenas às quartas-feiras) e dos espaços, também gratuitos, localizados nas duas entradas do Parque da Devesa (junto à Central de Camionagem e junto ao CITEVE). Para além destes, existe ainda a opção do parque de estacionamento pago situado perto dos Paços do Concelho.


Depois destas obras, o estacionamento vai ficar concentrado nos dois parques localizados no centro da cidade, na Praça D. Maria II, com 107 lugares de estacionamento tarifado, como actualmente, e Mouzinho de Albuquerque, com 184 lugares de estacionamento gratuito, mais quatro do que os existentes.

Deixa-nos uma mensagem