ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

FOTO: ELSA MOURA/RUM
Elsa Moura

Regional 24.11.2022 08H51

IP deve avançar para remoção de mais árvores na Avenida António Macedo

Escrito por Elsa Moura
Segundo adiantou aos jornalistas o vereador do Ambiente, a comunicação oficial ainda não deu entrada na CMB, mas a Infraestruturas de Portugal (IP) deverá retomar abate de árvores iniciado em 2019.
Declarações de Altino Bessa, vereador do Ambiente

false / 0:00

A Infraestruturas de Portugal (IP) deverá proceder ao abate de mais árvores na Avenida António Macedo, em Braga.


A possibilidade foi admitida pelo vereador do Ambiente, Altino Bessa. Esta quarta-feira, à margem de mais uma iniciativa do programa Florestar Braga, o mesmo alertou para essa possibilidade, admitindo, no entanto, que ainda não entrou no município qualquer informação oficial nesse sentido. "Segundo o que ouvimos dizer, porque oficialmente ainda ninguém nos comunicou, vão também deitar abaixo estas árvores que estão a rebentar os passeios e a causar danos também na via", apontou o responsável. 


Em 2019, a Infraestruturas de Portugal procedeu ao abate de dezenas de árvores de grande porte e tudo aponta para que o processo seja retomado ao longo da via. Na altura, a decisão foi justificada pela IP com "o facto de haver necessidade de melhorar, repor e garantir as condições de circulação dos peões e na plataforma rodoviária”, tratando-se, por isso, de uma operação “imprescindível, em salvaguarda da segurança de pessoas e bens”.


“Os exemplares arbóreos em causa são demasiadamente grandes para os locais em que se encontram instalados, estando as suas raízes a danificar o passeio e a própria infraestrutura viária", lia-se em 2019 na nota informativa.


O vereador do Ambiente frisa que para mitigar o problema, o município de Braga foi plantando várias árvores nas imediações dos locais onde as outras foram abatidas pela Infraestruturas de Portugal, junto à urbanização da rua do Loureiro, em S. Vicente. "Já a prevenir, estamos a fazer aqui uma faixa de árvores deste lado para, futuramente, tentar criar aqui uma barreira. Estamos a prevenir, sendo certo que as árvores demoram a crescer para poder dar o efeito que pretendemos", acrescentou.

Deixa-nos uma mensagem