Regional 15.05.2025 15H53
IP lança concurso para Nó de Infias. 14.5ME de valor base e 18 meses de obra
A empreitada há muito que é reclamada. Em fevereiro, o Município de Braga apontava para valores na ordem dos 11ME.
A Infraestruturas de Portugal lançou esta quarta-feira, 14 de maio, o concurso público para a empreitada do Nó de Infias com um valor base de 14 Milhões e 500 mil euros e um prazo de execução de 660 dias, ou seja 18 meses de trabalhos.
O objetivo da empreitada passa por requalificar e beneficiar o Nó de Infias e respetiva envolvente, tendo em vista a melhoria das ligações da EN101 à Avenida António Macedo e a capacidade de saídas da cidade.
Segundo o comunicado enviado hoje às redações, a IP aponta que a intervenção consiste na realização dos seguintes trabalhos:
Criação de ramo direto para o movimento de Norte (EN101) para Este (EN14);
Criação de ramo direto para o movimento de Oeste (EN14) para Norte (EN101);
Reformulação do Ramo A2, passando a ter acesso mais direto para Sul; - Canalização dos ramos vindos de Sul (Av. do Cávado/centro de Braga) dando origem a dois novos ramos, um para Norte e Este e o outro para Oeste;
Reformulação dos acessos pedonais ao longo do Eixo Sul-Norte;
Além disso, estão previstos trabalhos de terraplenagem, drenagem, pavimentação, obras acessórias, sinalização e segurança rodoviária e obras de arte especiais.
"Uma ambição de vários anos" do Município de Braga ainda que "fora do calendário desejável" - Olga Pereira
Contactada pela RUM, a vereadora da mobilidade, Olga Pereira, vincou que se trata de "uma notícia excelente para município de Braga" resultado de "uma ambição de vários anos" e que envolveu "muito trabalho de uma série de profissionais do município".
A responsável citou até um provérbio chinês para assinalar a abertura do concurso público internacional. "A melhor altura para plantar uma árvore foi há vinte anos. A segunda melhor altura é hoje!".
Em fevereiro passado, numa entrevista concedida à RUM, a chefe de divisão da mobilidade no município de Braga, Filipa Corais, e a vereadora com o pelouro da mobilidade, Olga Pereira, detalhavam os trabalhos previstos na expetativa de aliviar o tráfego automóvel na cidade de Braga.