ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Vanessa Batista
Liliana Oliveira

Academia 30.03.2023 13H32

Já arrancou em Azurém RoboParty 2023. Participantes vão dos 11 aos 64 anos

Escrito por Liliana Oliveira
São cerca de 400 os participantes, vindos de todo o país, para participar no evento pedagógico de robótica.
Fernando Ribeiro, Guilherme Pereira e Nelson Felgueiras

false / 0:00

Arrancou esta quinta-feira, no pavilhão desportivo do campus de Azurém da UMinho, a 15.ª edição da RoboParty.

O evento, promovido pelo Laboratório de Automação e Robótica e a botnroll, decorre até sábado e junta na cidade berço mais de 400 participantes.


Na sessão de abertura, Fernando Ribeiro, coordenador da iniciativa, explicou que as 100 equipas, com elementos de todos os pontos do país, vão construir robôs, “desde soldar os componentes eletrónicos, e vão aprender a programar, para participar, depois, em quatro provas”. “Já fizemos quatro edições da RoboParty no estrangeiro, três em Lisboa, mas aqui, em Guimarães, mantém-se fiel e é já a 15.ª edição”, reforçou.


Segundo o pró-reitor Guilherme Pereira, desde 2007 passaram pelo evento “oito mil estudantes e foram construídos cerca de dois mil robôs”. “Recordo que a RoboParty foi considerada pela RoboCup Federation o maior evento de robótica educacional do mundo”, evidenciou ainda.


Nélson Felgueiras, vereador da Juventude na Câmara de Guimarães, lembrou, na sessão de abertura, que a autarquia tem apostado em eventos ligados “ao conhecimento, ao saber e à ciência”. Este tipo de eventos, que alia a componente pedagógica e traz a juventude ao concelho, ao mesmo tempo que proporciona um momento de aprendizagem, convívio e diversão, são muito importantes para nós”, afirmou. Para o autarca, a RoboParty “faz todo o sentido”, porque “dá a oportunidade de experimentar as coisas”. “O que aprendemos na escola é muito importante, mas outra coisa é ver como é que as coisas são feitas”, finalizou.


Cerca de 400 participantes juntam-se, em Guimarães, até sábado, na Roboparty 2023. Há pessoas de todo o país, sendo que o participante mais novo tem 11 anos e o menos novo tem 64 anos. O evento conta com a ajuda de aproximadamente uma centena de voluntários, sobretudo alunos de Eletrónica Industrial e Computadores.



Participantes põe à prova os robôs esta sexta-feira e sábado 


 Na sexta-feira e sábado há desafios robóticos, onde os participantes põem os seus robôs à prova, para demonstrar as suas capacidades. Os quatro desafios são: Obstáculos, Race of Champions, Fun Challenge e Dança, sendo que este último decorre no sábado às 14:30 e tem sempre muito público, pela sua espetacularidade. A prova Fun Challenge continua a ter surpresas para os participantes e os robôs não são 100% autónomos e vão precisar da destreza do seu mestre. No final do evento, os participantes levam os robôs consigo para casa ou para a escola para continuarem a aprender.


Ao longo dos três dias “non-stop” (os jovens levam saco-cama), há múltiplas atividades lúdicas e desportivas, como apresentação de gadgets, DJ, atuação da Tuna Feminina de Engenharia da UMinho e da Afonsina – Tuna de Engenharia da Universidade do Minho, aula de pilates, lançamentos de basquetebol (e muitas outras atividades) e ainda “internet wireless”.


As principais novidades deste ano são as demonstrações de outros robôs desenvolvidos pelo Laboratório de Automação e Robótica (LAR) – CHARMIE e FUTEBOLISTAS, e as formações acreditadas para os professores (MatLab e Simulink, e ainda uma nova biblioteca em MatLab para programar o robô botnroll. O público tem entrada livre.

Deixa-nos uma mensagem