Academia 09.11.2021 15H24
Jacinta Sampaio candidata-se à RGA para "fazer mais pela academia"
Estudante do 3.º ano de Ciência Política quer recorrer às redes sociais para incentivar a participação dos alunos.
Jacinta Sampaio é candidata à Mesa da Reunião Geral de Alunos (RGA), órgão deliberativo máximo da Associação Académica da Universidade do Minho (AAUMinho). O anúncio foi feito pela própria, na rede social Facebook.
A estudante do 3.º ano de Ciência Política quer, com esta candidatura, "fazer mais pela academia".
"O mundo associativo é algo que me fascina e envolver-me em coisas com que tenho que lidar diariamente é bastante atrativo", confessou a própria em entrevista à RUM.
A mudança, palavra evidenciada pela aluna no comunicado da sua candidatura, "assenta no aumento de compromisso e na tentativa de diminuir ao máximo o marasmo que muitas vezes se sente na RGA".
O programa eleitoral ainda não está fechado, mas Jacinta Sampaio já tem ideias bem definidas. A participação da comunidade académica na Reunião Geral de Alunos fica muito aquém dos números desejados. Para a estudante de Ciência Política, o desinteresse deve ser combatido "por uma maior atividade no online, para alertar os alunos e também sensibilizá-los para a importância das RGA, aproveitando o meio de comunicação mais útil, que são as redes sociais". "As RGA são o principal instrumento e arma para chegar a um prodouto final, que é uma maior participação e intervenção do corpo estudantil", acrescentou.
Embora olhe para a RGA como "um órgão informativo e bastante burocrático", Jacinta Sampaio considera que "pode ser utilizado para transmitir questões relativas à parte mais reivindicativa do ensino superior, nomeadamente carências nas residências ou a discrepância ao nível de propinas para estudantes internacionais". A jovem diz que estes são temas que "não são colocados em cima da mesa, não só por falta de compromisso ou vontade dos órgãos, mas porque o grupo estudantil fica envolto no ócio".
No texto que partilhou na sua página de Facebook, Jacinta referiu que o objetivo é lutar por "um corpo estudantil mais informado, mais confiante nos órgãos que o representa, mais ativo e orientado nas temáticas que afetam os estudantes diariamente e que, por vezes, ficam envoltas numa nuvem obscura impossível de penetrar". "Isto não é possível num Ensino Superior acessível, consistente e responsável", lê-se ainda.
Jacinta Sampaio é, para já, a única candidata conhecida à Mesa da RGA, até agora liderada por André Teixeira.
As eleições para os órgãos sociais da AAUMinho decorrem no início de dezembro.