Cultura 19.09.2023 16H00
Joana Meneses Fernandes é a nova administradora do Theatro Circo
Sucede no cargo a Cláudia Leite, que assumirá funções na Museus e Monumentos de Portugal.
Joana Meneses Fernandes é a nova administradora do Theatro Circo. A coordenadora executiva da estratégia Braga Cultura 2030 chegou à empresa municipal em 2018 e prepara-se agora para assumir a administração do Teatro Circo de Braga, EM, SA, depois da saída de Cláudia Leite, que vai integrar a nova empresa Museus e Monumentos de Portugal, a partir de 1 de janeiro de 2024.
O presidente do conselho de administração, Ricardo Rio, anunciou há instantes, numa reunião de colaboradores do Theatro Circo, que a nova administradora executiva é Joana Meneses Fernandes, que havia assumido a coordenação do programa artístico da Braga'27.
Licenciada em Arte e Património pela Escola das Artes da Universidade Católica do Porto e mestre em Gestão do Património Cultural, Joana Meneses Fernandes foi gerente e gestora sénior de projetos na Opium, empresa especializada em consultoria no setor cultural.
No currículo consta ainda a coordenação geral dos projetos Manobras no Porto, Festival do Norte, Quintas do Barroco do Tâmega e exposição permanente da Casa da Memória de Guimarães.
Como consultora foi responsável, entre outras, pelas candidaturas a financiamento comunitário da Capital Europeia da Juventude Braga 2012 e reabilitação do gnration (2011).
Foi co-autora do Estudo Macroeconómico para o Desenvolvimento das Indústrias Criativas na Região Norte (Fundação de Serralves, 2007) e do Plano de Gestão do Centro Histórico do Porto Património Mundial UNESCO (Câmara Municipal do Porto e SRU Porto Vivo, 2008).