João Costa ambiciona final na estreia em Jogos Olímpicos

João Costa acredita na possibilidade de chegar à final dos Jogos Olímpicos e admite a participação numa segunda distância. O nadador de Guimarães vai estrear-se este ano, em Paris, na competição mais importante.
A qualificação para os Jogos Olímpicos em 100 metros costas foi assegurada, há cerca de meio ano, no Mundial de Fukuoka, no Japão, com direito a recorde nacional (53.71 segundos). Entrevistado no programa RUM(O) Desportivo, recorda “a sensação de alívio” que experienciou naquele momento, como se se “tirasse um peso de cima das costas e dos ombros”.
Tendo sido assumido como “um objetivo claro”, o atleta de 22 anos argumenta que é “difícil fazer os mínimos e lidar com a pressão”. “Acho que 50% da ida aos Jogos Olímpicos se resume ao processo de qualificação”, frisa.
Como já tem o passaporte assegurado, o atleta do Vitória SC precisa apenas de fazer os mínimos B para participar noutra distância. “Apesar de ser uma prova mais complicada”, no seu entender, João Costa acredita que é “muito possível” conseguir a qualificação para os 200 metros costas.
Perspetivando a globalidade da presença nos Jogos, assinala que “o sonho de qualquer atleta é ser campeão olímpico”. No entanto, prefere olhar de forma realista e, nesse sentido, “o possível, neste momento, é chegar a Paris e fazer uma final”. “Tenho trabalhado para isso”, vinca.
