ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

João Granja na RUM
Elsa Moura

Regional 24.01.2023 21H30

João Granja descarta candidatura à Câmara Municipal de Braga

Escrito por Elsa Moura
Reeleito há duas semanas presidente da Comissão Política Concelhia do PSD Braga, João Granja, afirma, aos microfones da RUM, que não está nos planos ser candidato ao lugar ocupado por Ricardo Rio desde 2013.
João Granja e as autárquicas de 2025

false / 0:00

O presidente da comissão política concelhia do PSD Braga, João Granja, afasta, em entrevista à RUM, a intenção de se candidatar à Câmara Municipal de Braga em 2025.


Numa altura em que se começam a discutir os putativos sucessores de Ricardo Rio, que está de saída por força da lei de limitação de mandatos, o líder dos sociais democratas de Braga, um dos nomes que tem sido comentado para o lugar, diz que não pretende assumir qualquer candidatura. Admitindo que esta deve ser uma hipótese "sempre aberto", por força das responsabilidades que assume atualmente, Granja é taxativo: "não faz parte dos meus planos ser candidato a presidente da Câmara Municipal de Braga". Aos microfones da RUM, o social democrata garante que a sua disponibilidade é "para ajudar a gerir este complexo problema da escolha do candidato".  Antecipando um grande trabalho pela frente, diz que é preciso "colocar em diálogo as várias pessoas que são importantes para que se chegue a bom porto".


Coligação Juntos por Braga tem todas as condições para voltar a vencer sem Ricardo Rio


O militante social democrata acredita que, por força do trabalho realizado desde 2013, a coligação Juntos por Braga sairá vencedora em 2025, mas assume que é preciso trabalhar bem a comunicação do candidato, que ainda vai demorar até estar definido. Antecipando um processo de escolha "tranquilo e sereno", o antigo líder da bancada do PSD na Assembleia Municipal de Braga, referiu que será necessário "um investimento na promoção e na divulgação da escolha que for feita". "A partir daí, estou convencido que se gerará uma dinâmica que levará a uma vitória, que esperamos e que desejamos [em 2025]", acrescentou.


O objetivo do atual líder do PSD é renovar o projeto de coligação à direita. Antecipando um trabalho em conjunto com os outros partidos e com Ricardo Rio, e a uma "comunhão de esforços" neste processo de escolha, Granja admite que o nome que se encontrar como sendo o mais adequado "terá de contar com o apoio de Ricardo Rio".


Olga Pereira e João Rodrigues, vereadores em funções na coligação Juntos por Braga, são dois dos nomes falados, mas o presidente da comissão política do PSD diz que "ainda não é o tempo" de abrir esse dossier. Por enquanto,"a conversa deve acontecer de forma tranquila e serena entre todos os intervenientes".


Presidente da comissão política do PSD Braga não descarta opção por candidato independente ou de fora do concelho


Um candidato independente ou um candidato não residente em Braga são outras possibilidades que o presidente do PSD local não descarta. "O PSD sempre esteve aberto a essas soluções, portanto, não há nenhum tabu em relação a essa matéria", respondeu, referindo-se à hipótese de um candidato independente. Já entre os sociais democratas da região, um dos nomes falados nos corredores é o de José Manuel Fernandes, antigo presidente do Município de Vila Verde e eurodeputado do PSD, que no próximo ano deixará o Parlamento Europeu. Nesta matéria, Granja diz também que "não há nenhuma restrição" quanto à possibilidade de a coligação poder vir a apresentar um candidato externo ao concelho. "Desde que seja a pessoa mais capacitada, mais preparada, conheça o terreno, conheça os desafios, esteja motivada para isso e que seja validada por todas estas frentes para gerir este desafio, pode fazê-lo", acrescentou.


Questionado sobre se a imagem do PSD sai reforçada ou desgastada após três mandatos de liderança de Ricardo Rio em Braga, o presidente da comissão política considera que "sai reforçada". "Por um lado, pela postura de responsabilidade, de diálogo e com a preocupação de estarmos sempre próximos dos cidadãos. Por outro lado, porque julgo que a escolha foi bem feita. Ricardo Rio e a coligação protagonizaram uma revolução em Braga, uma cidade dinâmica, que está na primeira linha do melhor que se faz em Portugal. Tem tido um crescimento e desenvolvimento que é referência a nível nacional", argumentou.


OUVIR A ENTREVISTA COMPLETA AO CAMPUS VERBAL

Deixa-nos uma mensagem