Desporto 20.01.2025 23H30
Joel Rocha, Dolores Silva, Fernando Gomes e Proença entre os gverreiros de ouro
Gala Legião de Ouro voltou à Arena AMCO na noite desta segunda-feira para assinalar os 104 anos do SC de Braga e homenagear os melhores do último ano nas diferentes modalidades.
O SC de Braga reconheceu, na noite desta segunda-feira, os melhores atletas e treinadores de 2024. Os Gverreiros de Ouro chegaram também à Liga e à Federação Portuguesa de Futebol, com galardões de reconhecimento para Fernando Gomes e Pedro Proença. A Gala Legião de Ouro aconteceu na Arena AMCO, a propósito das comemorações dos 104 anos do clube.
Foi no feminino que começou a atribuição dos prémios gverreiro de ouro. O primeiro gverreiro de ouro jovem atleta do ano foi para Leonor Gonçalves, Karaté, seguindo-se o Gverreiro de ouro revelação do ano - Leonor Coelho, da Equipa feminina de voleibol e o Gverreiro Cidade Desportiva - Jónatas Noro, sub-19.
2024 foi o Melhor Ano Desportivo de Sempre para o Sporting Clube de Braga
Considerado o “melhor ano desportivo de sempre”, as taças e medalhas conquistadas em todas as modalidades ao longo de 2024 subiram a palco pela mão de capitães das diferentes equipas.
O Gverreiro Treinador do Ano foi atribuído não a um, mas a dois técnicos: Pedro Pires (treinador da equipa sub-19, que venceu o título de campeão nacional e Joel Rocha (Treinador da equipa de Futsal, vencedora da Taça de Porrtugal e da Supertaça). Já o Gverreiro Atleta do Ano foi para Tiago Brito - Futsal.
O internacional português confessou que depois de oito anos de emblema ao peito, "era um objetivo conquistar este troféu". Já o Parceiro do Ano é o Grupo Acrescentar, aliado à equipa feminina do Sporting Clube de Braga.
Dolores Silva venceu o Guerreiro reconhecimento. A capitã da equipa feminina do SCB manifestou alguma surpresa com este troféu e lamentou não ter tido a possibilidade de desfilar com capitães de outras modalidades que subiram a palco para exibir os troféus conquistados em 2024. Agradeceu ainda às colegas de equipa, ao Staff e ao presidente do clube. “Felizmente sou muito feliz com o que faço e espero no final desta época estar aqui para trazer um troféu", afirmou. Joaquim da Costa, Sócio Nº 8 foi o homenageado com o Gverreiro sócio Diamante.
O Gverreiro Saudade foi para José Maria, que partiu no último ano, ele que representou o SCB e foi um dos vencedores da primeira Taça de Portugal do clube, em 1966. Foi ao bisneto que coube um breve discurso de agradecimento pelo reconhecimento do clube, dos braguistas e os bracarenses "que durante décadas acariciaram José Maria. "Raça, paixao, gentileza e gargalhadas. O Zé Maria é e sempre será Braga e o Braga sempre será Zé Maria. Obrigado", disse.
Fernando Gomes e Pedro Proença entre os galardoados
"SCB lidera transição de nova geração de dirigentes" - Pedro Proença
O presidente da Liga, Pedro Proença, recebeu o Gverreiro de Honra. Subindo ao palco, o antigo árbitro notou que é um prémio para o futebol profissional em Portugal, deixando palavras de elogio ao estilo do presidente do clube arsenalista. "O SC de Braga tem sabido liderar um processo de transição de uma nova geração de dirigentes em que o que os separa são os 90 minutos", disse.
Já o Presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Fernando Gomes, recebeu o Gverreiro de Mérito e Excelência.
"O que era o SCB e no que se transformou" - Fernando Gomes - Presidente da FPF
Prestes a despedir-se do cargo que ocupa desde 2011, Fernando Gomes realçou a "história viva do SCB", de forma particular "os últimos 22 anos da presidência de António Salvador. "O que era o SCB e no que se transformou. Um marco e uma referência em Portugal, uma aposta forte no futebol feminino e no futsal, Transformou o clube e conseguiu aproximar a cidade. Saúdo o SCB pelos seus 104 anos com uma palavra a todos aqueles que lideraram este clube, sem deixar de reconhecer os 22 anos de presidência e de transformação fortíssima do SC de Braga com António Salvador. Estou grato por esta atribuição. Treze anos de vida dedicada à promoção do futsal, futebol feminino e futebol de praia. Hoje Portugal é uma referência do futebol mundial", resumiu.
"Recordes de 2024 são curtos para a ambição de 2025" - António Salvador
António Salvador frisou que o SC de Braga “é um clube nacional”, notando que em diferentes pontos do país, “centenas de crianças e jovens crescem com este símbolo” encontrando no SCB “a sua ambição desportiva”.
Antecipando um clube cada vez maior, António Salvador referiu a Cidade Desportiva, assim como o facto de 2024 ter sido o melhor ano desportivo dos 104 anos de história do SCB. Aí, fez questão de detalhar as conquistas em diferentes modalidades. “Ganhámos no futebol sénior e no futebol de formação, masculino e feminino. Ganhámos no futsal sénior masculino, onde nunca tínhamos vencido, e logo a dobrar. Ganhámos no atletismo, no boccia, no karaté, no boxe e kickboxing, na natação e no taekwondo. Ganhámos nos seniores e na formação. No masculino e no feminino. Ganhámos mais do que nunca. Muitos parabéns a todos”, atirou.
A finalizar o seu discurso, António Salvador voltou a apontar ao futuro e a prometer um SCB mais forte e vitorioso. “O Sporting Clube de Braga que defendo e no qual acredito é um clube que continuará a crescer, fiel às suas raízes e zeloso da sua memória. É um clube plural, de todos, nacional e internacional. É um clube inconformado, que sabe que os recordes que bateu em 2024 são curtos para a ambição de 2025”, realçou.
António Salvador elogia Fernando Gomes e Pedro Proença
O Presidente da Federação Portuguesa de Futebol, que dentro de dias encerra o seu ciclo na estrutura foi homenageado pelo SC de Braga com o Guerreiro de Mérito e Excelência. No discurso, António Salvador fez questão de elogiar o dirigente, nomeadamente a “sua liderança convicta, a sua visão assertiva e a sua capacidade transformadora”, notando que “são a base do enorme sucesso que hoje se associa, internacionalmente, ao futebol português e em particular às seleções nacionais”.
Confidenciando que “foi um orgulho e uma honra ter colaborado, ao longo destes 13 anos de Fernando Gomes na presidência da Federação Portuguesa de Futebol, com uma personalidade tão capaz e tão marcante”, Salvador recordou “o muito que Fernando Gomes fez pelo futebol português” que “foi também muito que Fernando Gomes fez pelo Sporting Clube de Braga”.
Ainda sobre lideranças fortes, António Salvador referiu Pedro Proença, presidente da Liga, Guerreiro de Honra.
Notando a importância de líderes fortes, reconheceu o trabalho que Pedro Proença tem desenvolvido à frente da Liga Portugal e da associação das ligas europeias. “Reconhecemos em Pedro Proença uma dedicação ímpar, um espírito obstinado e uma capacidade rara. Reconhecemos em Pedro Proença um aliado, que entende a crítica e a discordância, mas que sabe ter no Sporting Clube de Braga um parceiro responsável e de confiança.
A gala contou com a atuação de Pedro Abrunhosa e finalizou com o Orfeão de Braga e o hino do clube minhoto. Entre os convidados da primeira fila marcaram presença personalidades do futebol como o Presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Fernando Gomes e o Presidente da Liga, Pedro Proença. Entre os convidados políticos, a presença da presidente da Assembleia Municipal de Braga, Hortense Santos e a vereadora do Desporto na Câmara Municipal de Braga, Sameiro Araújo, além de Hugo Soares, natural de Braga e líder da bancada do PSD na Assembleia da República.
Carlos Carvalhal assume que quase todos os jogos foram sofridos
Na emissão da NEXT, ainda antes do arranque da gala surgiram vários elementos ligados à estrutura, entre eles o treinador da equipa principal, Carlos Carvalhal, ele que abordou o momento atual da equipa e que confidenciou que “quase todos os jogos foram sofridos”, incluindo as vitórias. Numa palavra de compromisso com os adeptos que fez questão de deixar, o técnico deixou uma mensagem clara: “juntos somos mais fortes”, num apelo à união entre equipa e massa adepta para a segunda metade da temporada que este domingo arrancou com um triunfo para o SCB. Carvalhal disse esperar o apoio de todos, notando que “juntos” são mais fortes.