Legislativas 2025 04.04.2025 18H55
Jorge Oliveira Araújo encabeça lista do Livre em Braga
Teresa Mota foi o nome mais votado, nas primárias abertas do Livre, mas declinou o convite.
Jorge Oliveira Araújo é o candidato do Livre pelo círculo eleitoral de Braga, às Legislativas de maio. Teresa Salomé Mota foi o nome mais votado, nas primárias abertas do LIVRE, para encabeçar a lista pelo distrito de Braga, mas, como a RUM noticiou, não tinha ainda tomado a decisão de aceitar. Por motivos pessoais, acabou por declinar o convite. Assim sendo, Jorge Araújo, que foi o segundo mais votado nas primárias, assumiu a liderança da lista.
O objetivo, assumiu em entrevista à RUM, “é passar a mensagem do Livre e, finalmente, eleger um deputado por Braga”. “O programa do partido para estas eleições ainda não foi aprovado, será no próximo congresso, nos dias 12 e 13, em Lisboa, mas temos questões como habitação, mobilidade e economia”, adiantou.
Aos 44 anos, o engenheiro do Ambiente, natural de Barcelos, assume pela primeira vez a missão de liderar uma lista do Livre em Braga. As alterações climáticas serão também um dos assuntos privilegiados no manifesto eleitoral do partido de esquerda.
“Nós temos um tecido económico muito forte, que tem realmente que ser ouvido e ajudado”, apontou o candidato. A agricultura, defende ainda, deve ser “sustentável e resiliente” e tida como um “setor fundamental para obtermos a naturalidade carbónica”.