ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

DR
Redacção

Cultura 24.07.2020 17H23

Julho é de Jazz encerra com Lokomotiv, um dos mais antigos trios do jazz nacional

Escrito por Redacção
Luís Fernandes, programador do Gnration, antecipa um fecho "em grande" do ciclo de jazz.

O trio Lokomotiv encerra o ciclo Julho é de Jazz, no Gnration, às 22 horas desta sexta-feira. Com mais de 20 anos de carreira, assinalados em 2018 com a edição do disco Gnosis, os Lokomotiv são uma das mais antigas formações jazz no activo em Portugal. 


Liderado por Carlos Barretto, figura ilustre do jazz nacional, no contrabaixo, o trio, que ainda junta Mário Delgado na guitarra e José Salgueiro na bateria e percussões, editou o primeiro disco Suite da Terra em 1998, no qual explora a fusão entre melodias e ritmos de raiz tradicional portuguesa, oriental, africana e a música improvisada, englobando ainda elementos do rock. A partir do primeiro álbum, a banda levaria a sua música a auditórios e festivais jazz de todo o país, mas também além-fronteiras, com actuações em diversos países europeus e africanos.


Referindo-se "a um dos nomes clássicos do jazz nacional", o programador do Gnration, Luís Fernandes, antecipa, à RUM, um fecho "em grande" do ciclo de jazz no espaço cultural bracarense, perspectivando "que as pessoas sairão da sala muito satisfeitas".

Deixa-nos uma mensagem