ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

DR
Elsa Moura

Regional 09.01.2020 08H54

Junta de S. Victor lamenta não ter sido informado sobre decisão da Confiança

Escrito por Elsa Moura
Autarca local não compreende falta de comunicação prévia por parte de Ricardo Rio e diz que eleitos da Junta de Freguesia foram apanhados "de surpresa".

A antiga Saboaria Confiança está instalada na Junta de Freguesia de S. Victor, mas o executivo local não recebeu qualquer comunicação prévia da Câmara Municipal de Braga sobre a decisão tomada para o futuro daquele edifício, uma situação que causou surpresa e incómodo aos eleitos.


Em declarações à RUM, Ricardo Silva, presidente da Junta de Freguesia, lamenta a falta de comunicação da CMB e confirma que solicitará uma audiência a Ricardo Rio. "A Junta recebe esta notícia com alguma surpresa. Nunca a Câmara nos revelou o intuito final. Seria sempre desejável comunicar-nos antes de lançar a conferência de imprensa para podermos participar na vida da nossa freguesia e daquilo que será a envolvente de toda aquela zona que carece de uma grande requalificação", afirma. Apesar de reconhecer a necessidade de mais alojamento para a UMinho, Ricardo Silva esperava da Confiança "um edifício mais ecléctico do ponto de vista cultural".


O autarca da maior freguesia de Braga, que foi candidato independente com o apoio da coligação Juntos por Braga, manifestou-se sempre contra a possibilidade de alienação da antiga fábrica Confiança. Ricardo Silva admite que gostaria de ver na Confiança um espaço "mais ecléctico" no futuro. Ainda assim, o autarca considera "útil que a junta de freguesia preste contributos da realidade que conhece daquele local" referindo-se à vivência naquela zona e ao subsolo.


Ricardo Silva alerta que ali pode estar "uma zona de sensibilidade arqueológica". Além disso, refere que "o mais preocupante é o nível dos lençóis freáticos que afectam aquela zona". "Quem conhece o edifício do Cheio Cheio sabe que as garagens estão constantemente inundadas precisamente pela afectação freática", assinala. Por isso, defende o presidente da Junta de Freguesia de S. Victor, é preciso salvaguardar estas questões "para evitar construir um problema em cima de um problema já conhecido".




Deixa-nos uma mensagem