ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Redação

Internacional 13.03.2023 12H37

Kremlin admite participação de Putin na cimeira do G20 

Escrito por Redação

Moscovo sublinha a importância da Rússia continuar a participar no G20, mas avança que ainda não forma tomadas decisões sobre a ida do Presidente russo à Índia.

O Kremlin admitiu esta segunda-feira que o Presidente russo, Vladimir Putin, possa vir a estar presente na Cimeira do G20, em setembro, na Índia, mas sublinhou que ainda não foram tomadas decisões definitivas.


"Isso não se pode descartar", disse o porta-voz presidencial russo, Dmitri Peskov, na conferência de imprensa diária realizada por telefone, acrescentando que "ainda não foram tomadas decisões".

"A Rússia continua a participar plenamente no formato do G20 e temos a intenção de manter" a participação, sublinhou o porta-voz.


A Cimeira do G20 está marcada para próximos dias 9 e 10 de setembro, em Nova Deli.

No ano passado, o chefe de Estado russo não esteve presente na cimeira dos 19 países mais industrializados do mundo e do bloco da União Europeia que se realizou na Indonésia, fazendo-se representar pelo chefe da diplomacia da Rússia, Serguei Lavrov.


Em 2020 e em 2021, antes da campanha militar russa contra a Ucrânia, o Presidente russo participou remotamente nas reuniões de chefes de Estado do G20.

A última vez que Putin participou presencialmente numa cimeira do G20 foi em 2019, no Japão.


c/Lusa

Deixa-nos uma mensagem