ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

DR
Vanessa Batista

Regional 03.05.2023 14H52

Ligação BRT entre Braga e Guimarães é um "compromisso nacional"

Escrito por Vanessa Batista
As palavras são do Ministro do Ambiente e Transição Climática, Duarte Cordeiro.

A ligação via BRT entre Braga e Guimarães é um compromisso nacional. A garantia é do Ministro do Ambiente e Transição Climática, Duarte Cordeiro, que marcou presença, esta manhã, no Paço dos Duques de Bragança, local escolhido para a assinatura de três protocolos. A iniciativa está inserida no programa "Governo + próximo".


Um entre a autarquia e o Fundo Ambiental para a iniciação dos estudos técnicos para o sistema BRT na cidade berço, um segundo entre os municípios de Guimarães e Braga que prevê a ligação por este sistema no futuro e, por último, a assinatura de um memorando para apoio à elaboração de uma estratégia de mobilidade sustentável para pessoas e mercadorias no Quadrilátero Urbano.


Duarte Cordeiro frisa que o estudo que será feito é o primeiro passo para maturar a ideia e de seguida submeter o projeto a financiamento.


"Eu acho que a importância da decisão que nós hoje fazemos com o protocolo assinatura do BRT de Guimarães é para dizer em primeiro lugar que o Estado se compromete que vai haver um BRT em Guimarães. Em segundo lugar, que ter o estudo e termos-nos preparados permite-nos a qualquer altura inscrever este projeto para aquelas que são as fontes de financiamento que nós vamos encontrar, entre aquilo que é os financiamentos que resultam das subvenções dos projetos de financiamento comunitário que temos, ou mesmo de eventualmente mobilização de outros instrumentos do ponto de vista de financiamento, como são os empréstimos que nós temos a

possibilidade de aceder. Portanto, o compromisso é firme, o compromisso é com este território", declara o Ministro.


De acordo com o diretor do Fundo Ambiental, os estudos estão orçados em 1 milhão de euros.

O edil vimaranense, Domingos Bragança, está confiante que a ligação entre Guimarães e Braga esteja consolidada até 2030.


O presidente do Município de Braga aproveitou o momento para pedir aos representantes do Governo presentes na sessão, nomeadamente, o Ministro do Ambiente e a Ministra da Coesão Territorial para que aloquem as verbas, agora disponíveis do Portugal 2030, visto que o BRT será financiado pelo PRR, para outros projetos, em especial das CIM´s do Cávado e Ave. Ricardo Rio declara não ter dúvidas que serão bem aplicados e executados.


No mesmo sentido, o autarca de Famalicão, Mário Passos, criticou a desproporcionalidade de investimentos no quadrilátero urbano, visto que Braga, Guimarães e Famalicão estão no top 10 nacional ao nível das exportações.


Deixa-nos uma mensagem