Academia 05.12.2024 15H02
Lista A quer alienar edifício da Rua D. Pedro V; Lista L defende a requalificação
Luís Guedes, da lista A, e Vitória Carvalho, da lista L, são candidatos à direção da AAUMinho. As eleições para os órgãos sociais decorre a 11 de dezembro.
Os candidatos à direção da Associação Académica da Universidade do Minho têm posições diferentes quanto ao edifício sede localizado na Rua D. Pedro V. Este foi um dos temas do debate que decorreu esta quinta-feira.
Luís Guedes, da lista A, aponta à alienação do edifício para angariar verba necessária para “tentar executar o projeto (da nova sede) da forma mais célere possível”. Além disso, segundo o candidato, que integra a atual direção, a AAUMinho tem já “1.6 ME a render em investimentos no banco” e procura “parceiros interessados em investir”, uma vez que “ainda não se realizou nenhuma peritagem para saber quanto valerá o edifício da Rua D. Pedro V”.
Vitória Carvalho, da lista L, não considera a alienação uma boa opção, por se tratar de um edifício histórico que acolhe os grupos culturais. “Acreditamos que a sede tem que estar integrada no tecido académico, mas há um ponto de diferenciação. Não somos favoráveis à alienação, porque entendemos que é uma promessa de há vários anos que tem que ser cumprida”, afirmou a candidata de 17 anos. A candidata evidencia a “importância grande (do edifício) para os grupos culturais que ali ensaiam”. A Lista L defende a requalificação do edifício que acolhe atualmente a AAUMinho, para que possa continuar a servir os estudantes, sobretudo os grupos culturais.
Declarações proferidas durante o debate entre os candidatos à direção da AAUMinho. Luís Guedes, da lista A, e Vitória Carvalho, da lista L, vão a votos no dia 11 de dezembro.
Podes ouvir aqui o debate na íntegra.