ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

DR
Redação

Cultura 03.12.2023 08H13

Lucky Star celebra Natal com dois filmes no auditório da BLCS

Escrito por Redação
As sessões ocorrem no auditório da Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, às terças-feiras, sempre às 21h30.

O Lucky Star – Cineclube de Braga, exibe nas primeiras duas terças-feiras do mês de dezembro dois filmes dedicados a esta quadra festiva, como tem sido hábito desde a sua fundação no final do ano de 2015.


'Terceiro dos Seis Contos Morais' de Éric Rohmer


'Terceiro dos Seis Contos Morais' de Éric Rohmer é o filme que se exibe no dia 5 de dezembro às 21h30. Com Jean-Louis Trintignnat, Françoise Fabian e Antoine Vitez nos principais papéis, o filme retrata o regresso de um jovem engenheiro à cidade de Clermont-Ferrand durante a semana de Natal. Quando um amigo o encontra por acaso, convida-o para uma ceia de Natal na casa de uma amiga divorciada, Maud, e durante a consoada falarão os três um pouco sobre tudo, da moral à religião.


No seu livro 'Sur un art ignoré - La mise en scène comme langage', o crítico francês Michel Mourlet escreveu que "em 1969, 'A Minha Noite em Casa de Maud' surgiu-nos como o filme francês mais sério, mais inteligente, mais original e um dos mais compreensivos dos verdadeiros caminhos do cinema que tínhamos visto há cerca de uma década".


'Lembra-te Daquela Noite' de Mitchell Leisen


No dia 12, exibe-se 'Lembra-te Daquela Noite', realizado por Mitchell Leisen e escrito por Preston Sturges. Protagonizado por Barbara Stanwyck e Fred MacMurray, que depois contracenaram juntos em 'Pagos a Dobrar' de Billy Wilder e 'There’s Always Tomorrow' de Douglas Sirk, o filme talvez seja o grande clássico esquecido de Natal do cinema americano.


Este filme descreve os infortúnios de Lee Leander, que é detida por roubar uma pulseira numa joalharia de Nova Iorque e começa a ser julgada pouco antes do Natal. O advogado da acusação, John Sargent, pede que se adie o julgamento para que os jurados não se deixem induzir pelo espírito natalício.


Frank S. Nugent, futuro argumentista de John Ford, Stuart Heisler ou Raoul Walsh, elogiou o filme no 'New York Times' durante a estreia, descrevendo-o como "um drama expresso nos termos humanos mais simples da comédia e do sentimento, da ternura e da generosidade".


As sessões ocorrem no auditório da Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, às terças-feiras, sempre às 21h30.

Deixa-nos uma mensagem