Desporto 10.04.2025 17H42
Luís Freire. "Temos um borrego para matar" no Estádio Cidade de Barcelos
Há três anos que o Vitória SC não consegue vencer em casa dos gilistas, algo que Luís Freire quer ultrapassar no dérbi do Minho agendado para as 20h15 desta sexta-feira.
1 de novembro de 2020. Foi a última vez que o Vitória SC se deslocou ao Estádio Cidade de Barcelos, casa do Gil Vicente FC e conseguiu vencer, na altura por 2-1. Rui Almeida treinava os gilistas, João Henriques estava nos conquistadores.
Agora, os tempos são outros. Do lado barcelense está César Peixoto e nos vimaranenses está Luís Freire, que quer encerrar este ciclo negativo.
“A equipa tem correspondido bem. Mostra-se ambiciosa, a querer muito chegar ao quinto lugar. Depois da prestação na Liga Conferência, chegar ao quinto lugar é um objetivo grande para este grupo e uma afirmação do clube. (…) É um campo tradicionalmente difícil para o Vitória. Há três anos que perdemos lá. Temos um ‘borrego para matar’”, disse, na antevisão ao desafio marcado para as 20h15 desta sexta-feira.
O dérbi minhoto abre a ronda 30 da I Liga e o timoneiro do Vitória SC assumiu que a viagem a Barcelos é importante na ‘rota’ que quer ‘traçar’ para o regresso às provas da UEFA, e perspetivou um embate minhoto com duas equipas ao ataque e pressionadas para vencer.
Apesar de a formação gilista ocupar o 14.º lugar, com 26 pontos, Luís Freire recordou que a equipa treinada por César Peixoto apresenta “qualidade na frente de ataque” e está habituada a ter elevadas percentagens de posse de bola, situação que o Vitória quer contrariar com boa “reação à perda” e precisão na hora de “definir” os ataques.
“O Gil vai procurar atacar. Nós também. O mais importante é o que vamos fazer. Temos de ter uma excelente reação à perda. Queremos mais tempo de ataque e mais situações de golo. Queremos ser melhores na definição do ‘último terço’”, realçou.
Mikel Villanueva está disponível após lesão. Já Umaro Embaló mantém-se de fora, por ter tido resultado positivo num controlo antidoping. Não há data prevista para o regresso à equipa.
c/ Lusa