Luís Nobre passa a liderar Eixo Atlântico com enfoque na economia do mar

Luís Nobre é o novo presidente do Eixo Atlântico. A eleição, por unanimidade, aconteceu na 32.ª assembleia geral da associação que reúne municípios do norte de Portugal e da Galiza, decorrida, esta quinta-feira, no Centro de Estudos Camilianos, em Vila Nova de Famalicão.


Sucede formalmente a Lara Mendez, a primeira mulher nessa função. Contudo, nos últimos meses, renunciou ao cargo, depois de ter deixado de ser alcaidessa de Lugo. Ricardo Rio, de Braga, foi substituto no resto do mandato.

Para o autarca de Viana do Castelo, responsável por liderar a estrutura nos próximos quatro anos, uma das prioridades é a economia do mar. “Através do elemento água, que tanta história permitiu criar”, a ideia passa por “encontrar uma nova plataforma para consolidar também a vertente terrestre”.

No seu entender, o Eixo Atlântico é um “porto seguro” e uma “referência” para outras eurorregiões, dado “o caminho de excelência traçado” nos últimos anos. Nessa linha e atendendo ao orçamento superior a quatro milhões de euros previsto para 2024, Luís Nobre promete uma estrutura “competitiva” para executar projetos nas dimensões ferroviária, rodoviária, portuária e aeroportuária. 


“Há infraestruturas por concluir no território”, assinala, “que interessa naturalmente valorizar, densificar e colocar ao serviço dos agentes económicos”. “Hoje sentimos, no espaço da nossa eurorregião, que efetivamente temos de ser líderes nesses domínios. Temos todas as condições”, frisa.

Fafe junta-se ao Eixo Atlântico


Fafe é o mais recente município a integrar o Eixo Atlântico, passando a ser 42, conforme aprovado nesta assembleia-geral. Por um lado, o presidente da autarquia, Antero Barbosa, pretende “aproveitar reflexões” já feitas no seio da entidade, nomeadamente ao nível da mobilidade e sustentabilidade, e, por outro, apresentar “a perspetiva fafense, no sentido de fomentar o desenvolvimento económico”.

O presidente da Câmara de Vila Nova de Famalicão, que integra o novo elenco diretivo, foi o anfitrião da sessão. No entender de Mário Passos, as condições estão reunidas para que “continue a evoluir”, aproveitando “as potencialidades de uma enorme região”. “Queremos que os nossos concidadãos possam ter cada vez melhor qualidade de vida”, vinca.

Partilhe esta notícia
Tiago Barquinha
Tiago Barquinha

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Music Hal
NO AR Music Hal A seguir: Espaço RUC às 07:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv