ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

 Luís Pedroso e Ricardo Rio por ocasião das autárquicas de 2017. (FOTO:Coligação Juntos por Braga)
Elsa Moura

Regional 17.05.2021 12H11

Luís Pedroso assume recandidatura à União de Freguesias de Maximinos, Sé e Cividade

Escrito por Elsa Moura
Nos últimos dois mandatos, Pedroso concorreu e venceu as eleições autárquicas na União de Freguesias de Maximinos, Sé e Cividade. Ontem foi convidado por Ricardo Rio e respondeu de forma afirmativa ao desafio.
Luís Pedroso aos microfones da Rádio Universitária do Minho

false / 0:00

Luís Pedroso será novamente candidato à presidência da União de freguesias de Maximinos, Sé e Cividade para um terceiro e último mandato, nas autárquicas do próximo outono.


O autarca da coligação Juntos por Braga afirma que a obra com que se comprometeu ao eleitorado ainda não está completa, assumindo que algumas das promessas ficaram por cumprir por força da pandemia. O convite foi formalizado este domingo pelo autarca Ricardo Rio, ainda que o acordo de coligação continue por formalizar.


Aos microfones da RUM, Luís Pedroso afirma que quer "cumprir com o prometido”, mas que ficou por fazer por força da pandemia e do confinamento.


Confiante quanto aos resultados autárquicos em Braga no próximo outono, Luís Pedroso sustenta que foi convidado pelo “presidente atual e futuro presidente da câmara”. Admite que “pouco se fez nos últimos dois anos” devido ao adiamento de projetos imposto pela pandemia. “Há coisas que já estão aprovadas e que no próximo ano serão feitas. A obra de cimento que prometemos e que, efetivamente, não cumprimos, vamos cumprir, daí a minha recandidatura”, disse.


Recordando que os últimos dois anos foram dedicados “quase a 100% à parte social”, assume que os próximos dois também exigem aos autarcas e ao Estado “um olhar muito atento” às famílias. “Há problemas sociais, de desemprego, vai haver problemas relacionados com rendas de casas. Acabando as moratórias, estou convencido que vamos ter situações em que todos vamos ter que dar as mãos para que a parte social não fique mais fragilizada do que já está”, analisou.


Questionado sobre as linhas orientadoras do programa autárquico que pretende construir para os próximos quatro anos, Luís Pedroso afirmou que é preciso “continuar a ajudar, criando mecanismos de forma a suavizar a vida dos mais desfavorecidos”


Prometeu também a realização de obras de intervenção em várias ruas daquela união de freguesias.


Obras no terreno para revolucionar ruas nas imediações da Insula das Carvalheiras

Sobre as obras no terreno, o candidato da coligação Juntos por Braga garantiu que “no próximo ano”, várias ruas serão remodeladas, por força do projeto da Insula das Carvalheiras. 

“Desde a rua de Damião de Gois, rua de S. Sebastião, rua do Matadouro, rua Visconde Pindela e rua Cruz de Pedra, estas ruas vão ser remodeladas, tornando esta parte do centro histórico mais aprazível”, informou.


A rua dos Biscainhos também será intervencionada, "deixará de ter alcatrão e passará a ter paralelo, mais condizente com o centro histórico”, justifica. A rua junto ao quartel dos Bombeiros Voluntários de Braga também será requalificada.


Uma obra “bastante estruturante”, que será apresentada em junho, na assembleia municipal, será a terceira fase da rua da Maconde (Rua Lopes Gonçalves) que permitirá “retirar bastante trânsito à rua do Caires”.

“Estimamos que nas horas de ponta cerca de 40% desse trânsito será escoado. Será uma obra estruturante não só para Maximinos, Sé e Cividade, mas para o próximo concelho”, acrescentou.


Aos microfones da Universitária, Luís Pedroso assume que não equacionou não se recandidatar a um terceiro mandato, afirmando que “a obra de um autarca nunca se acaba”, mas reconheceu que todas as obras que referiu, num mandato normal “já estariam a decorrer”.

Deixa-nos uma mensagem