ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Sérgio Freitas / CMB
Vanessa Batista

Regional 20.11.2020 13H44

"Mais de 3% da população de Braga já terá estado infectada"

Escrito por Vanessa Batista
Dado foi revelado pelo presidente do Município de Braga.
Ricardo Rio, presidente da CMB, a fazer um ponto da situação da evolução da pandemia de Covid-19 na cidade dos arcebispos.

false / 0:00

"Mais de 3% da população de Braga já terá estado infectada pelo novo coronavírus", segundo o presidente da Câmara Municipal de Braga. O dado foi avançado à imprensa esta sexta-feira, à margem da visita do embaixador do Irão à cidade dos arcebispos.


Quando questionado pela RUM sobre a possibilidade da criação de uma escala de gravidade de concelhos, dividida em três patamares, consoante o número de casos de infecção por cem mil habitantes, aligeirar as medidas na cidade dos arcebispos, Ricardo Rio revelou que não está confiante que tal venha a acontecer, uma vez que o número de infeções diárias tem registado um agravamento significativo.


"Neste momento temos cifras muito elevadas para o nosso concelho com 100 ou 200 casos por dia", avança o autarca que acrescenta que estes casos estão "disseminados por toda a comunidade", ou seja, não existem focos isolados.


Recorde-se que o Governo deverá estar a estudar a possibilidade de implementar três escalões de gravidade em função do número de casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias: entre 240 e 480 casos por cem mil habitantes os concelhos terão restrições mais leves; entre 480 e 960 casos por cem mil habitantes os concelhos terão um nível de restrições um pouco mais elevado (grupo em que deverá estar incluído o concelho de Braga); já acima dos 960 casos por mil habitantes os concelhos terão restrições ainda mais intensas, e apenas nestes haveria recolher obrigatório ao fim-de-semana a partir das 13h00, sendo que esta informação só será confirmada este sábado.


O autarca confessa ter reservas nomeadamente sobre a "dimensão diferenciadora do território". Para Ricardo Rio o Governo deveria ter uma abordagem mais "equitativa". Quanto às excepções, estas deveriam na óptica do edil ser o mais limitadas possível, de modo a diminuir as janelas de oportunidades que existem para furar as normas aplicadas por exemplo aos fins-de-semana.


Deixa-nos uma mensagem