Maria José Sousa é a nova diretora do Museu D.Diogo de Sousa e Fátima Pereira dos Biscainhos

Maria José Sousa é a nova diretora do Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa e Fátima Pereira assume a direção do Museu dos Biscainhos, ambos em Braga.  A informação foi avançada, esta sexta-feira, pela Museus e Monumentos de Portugal, depois de concluídos os concursos públicos internacionais para a direção de vários espaços museológicos do país. 

Maria José Sousa é licenciada em História, com mestrado em Património e Turismo, e integra a equipa do Museu desde 2021, onde desempenhava a função de curadora, tendo, desde do início de 2024, assumido a direção interina dos Museus de Arqueologia D. Diogo de Sousa e dos Biscainhos. Anteriormente, desempenhou funções na Câmara Municipal de Barcelos, na área de História, Arqueologia e Museografia e coordenou o projeto museológico de criação de um centro interpretativo da Ourivesaria Tradicional do Norte de Portugal (Museu do Ouro de Travassos).


Fátima Pereira Rolim tem licenciatura e mestrado em Arquitetura e é, desde 2020, a diretora executiva da Fundação Bracara Augusta. Entre 2013 e 2021 desempenhou funções na Câmara Municipal de Braga, nos departamentos de Regeneração Urbana, Património, Planeamento, Ordenamento e Urbanismo. É desde 2022 professora assistente convidada na Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais, da Universidade Católica Portuguesa.

Segundo a Museus e Monumentos de Portugal “estas nomeações assinalam um novo ciclo de crescimento e promoção da cultura, da arte e do património, procurando reforçar o compromisso com os processos de democratização, internacionalização e inovação dos monumentos e museus nacionais”. 

Os dez concursos receberam um total de 79 candidaturas – de proveniências tão diversas quanto a Venezuela, Itália, Inglaterra e Brasil, além de Portugal -, que foram avaliadas por um júri composto por elementos nacionais e estrangeiros, incluindo académicos, investigadores e especialistas nas áreas da cultura, património e museologia, assim como representantes de associações profissionais do setor.

Os mandatos, com início no próximo dia 1 de março, serão exercidos em regime de comissão de serviço com a duração de três anos (até dezembro de 2027), renovável por iguais períodos. 

Partilhe esta notícia
Liliana Oliveira
Liliana Oliveira

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Music Hal
NO AR Music Hal A seguir: Espaço RUC às 07:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv