Nacional 23.05.2024 13H42
"Medidas aprovadas hoje em Braga dão esperança aos jovens portugueses"
O primeiro-ministro, Luís Montenegro, afirmou hoje, em Braga, que a escolha desta cidade para o primeiro conselho de ministros temáticos dedicado à juventude "não podia ser mais acertada".
“A escolha de Braga não podia ser mais acertada”, disse hoje o primeiro-ministro, Luís Montenegro, que considera que as medidas aprovadas esta manhã em conselho de ministros “dão esperança aos jovens portugueses para continuarem em Portugal, alcançarem os seus projetos e ajudarem ao futuro do país”.
Com a mensagem “Tens futuro em Portugal” na frente, o primeiro-ministro anunciou ao início da tarde em Braga, no briefing do conselho de ministros que o governo da Aliança Democrática aprovou uma proposta de lei que concretiza um compromisso assumido nas eleições, de aplicação de taxa máxima de IRS de 15% dos jovens até aos 35 anos. Segundo o governante, a medida tem um impacto de cerca de mil milhões de euros.
Isenção total de IMT e imposto de selo na compra da primeira habitação para aquisições até 316 mil euros é outra das medidas aprovada em Braga, com isenções variáveis de acordo com valores acima do referido.
No que respeita ao alojamento para estudantes universitários, Luís Montenegro assegurou mais de sete centenas de camas disponibilizadas no próximo ano letivo [2024/2025] e alargamento de apoios para alojamento para jovens universitários. Outra das medidas aprovada respeita às bolsas de estudo para trabalhadores estudantes.
O reforço dos meios para a saúde mental e física dos estudantes foi também confirmada pelos governantes da AD esta quinta-feira.
“A mensagem principal deste conselho de ministros é dizer aos jovens que vale a pena viver em Portugal”, finalizou Luís Montenegro, ele que acredita que estas medidas "vão travar a tendência de emigração jovem".
AS MEDIDAS PARA A JUVENTUDE APROVADAS HOJE EM BRAGA PODEM SER CONSULTADAS AQUI