ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

FOTO: INÊS BATISTA
Redação

Cultura 16.09.2022 14H30

Mercado Municipal acolhe exposição dedicada ao fotojornalista José Delgado

Escrito por Redação
A iniciativa enquadra-se no programa de comemorações dos 50 anos do 25 de abril e estende-se até 2024. A exposição pode ser vista no Mercado Municipal de Braga.
Paulo Sousa, membro da comissão organizadora em Braga, esclarece a importância desta iniciativa.

false / 0:00

O fotojornalista José Delgado foi homenageado, esta quinta-feira, na abertura da exposição “Dias de abril”, no Mercado Municipal de Braga. A mostra faz parte de um programa comemorativo dos 50 anos do 25 de abril com o lema “48 anos a não esquecer. 50 anos para celebrar”.


José Delgado capturou a alegria nas ruas de Braga, no dia seguinte à revolução dos cravos de 1974. A exposição dedicada ao mesmo recorda personalidades bracarenses que se destacaram na luta contra a ditadura e a defesa da liberdade. A iniciativa é organizada pela Comissão Promotora de homenagem aos Democratas de Braga, criada pelo “Movimento de Cidadania Contra a Indiferença”.


“Muito deste trabalho está a ser organizado numa estreita colaboração intergeracional em que todos cabem; os que foram protagonistas antes, na resistência, os que foram essenciais para o sucesso do 25 de Abril de 1974 e os que cuidaram em criar o edifício do Estado de Direito”, destaca Paulo Sousa, membro da Comissão Promotora.


O espólio fotográfico está dividido em duas partes, sendo que no Mercado Municipal podem ser vistas as primeiras 25 de um total de 50 fotografias selecionadas pelo filho, também fotojornalista, Hugo Delgado. A segunda parte da herança fotográfica será exposta em 2023, sem data anunciada.


A apresentação do trabalho de José Delgado aconteceu, intencionalmente, no dia Internacional da Democracia. Paulo Sousa reforça o enfraquecimento dos regimes democráticos em todo o mundo e a importância de os preservar. “Todo o trabalho que estamos a desenvolver é para que não se esqueçam que há 48 anos de memória do fascismo em Portugal para lembrar e 50 anos de democracia para celebrar”, explica à RUM .


O programa das comemorações conta com mais de 50 iniciativas até 2024 e tem o apoio da Câmara Municipal de Braga.


*Por Inês Batista

Deixa-nos uma mensagem