ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Liliana Oliveira

Academia 04.12.2024 15H07

Mesa RGA. Lista D quer percorrer os campi para chamar alunos para as reuniões 

Escrito por Liliana Oliveira
Pedro Fernandes é aluno do 1.º ano da Licenciatura em Ciências da Computação e encabeça a Lista D. Eleições para os órgãos sociais da AAUMinho estão agendadas para 11 de dezembro.
Ouça a entrevista na íntegra aqui

false / 0:00

As listas candidatas aos órgãos sociais da Associação Académica da Universidade do Minho (AAUMinho) vão a votos a 11 de dezembro e há dois candidatos à Mesa da Reunião Geral de Alunos (RGA) : Marta Correia, pela lista B, e Pedro Fernandes, pela lista D.


O estudante do 1.º ano da licenciatura em Ciências da Computação explicou, em entrevista à RUM, que esta candidatura foi impulsionada pelo “reconhecimento de um período histórico em que se vê muitos ataques à universidade pública, como o subinvestimento”. “A RGA desempenha um papel fundamental naquilo que é a luta dos estudantes, visto que, por exemplo, é através dessas reuniões extraordinárias que muitas vezes se organiza a luta dos alunos da Universidade do Minho para combater esses problemas”, acrescentou.

Para o jovem de 18 anos, “a lista do ano anterior não desempenhou corretamente este papel” e, por isso, decidiu avançar com a candidatura.


A lista D propõe-se a criar “meios para a dinamização da RGA, assegurando a presença do máximo número de alunos possível”. Nesse sentido, Pedro Fernandes dá um exemplo: “É preciso avisar sobre a realização da RGA de acordo com os estatutos, com um certo tempo de antecedência, por exemplo, os estatutos determinam que o tempo deve ser, no mínimo, de 7 dias, mas a mesa do ano passado convocou uma RGA com 4 dias de antecedência, que resultou numa escassa presença de alunos, que não traduz a vontade democrática dos estudantes”.


Pedro Fernandes quer comunicar a realização das reuniões “com antecedência e utilizando todos os meios possíveis”. “Não basta apenas avisar através do e-mail institucional e dos meios digitais. Entendemos que toda esta dinamização da RGA deve partir de vários níveis, tanto o digital como até o físico, e propomo-nos a andar pela Universidade a chamar a pessoas”, exemplificou.

Para o estudante de Ciências da Computação, “há uma grande necessidade de expandir o debate sobre aquele que é o papel da Mesa da RGA”. A lista D pretende que se cumpram os estatutos e apostar em “trabalho de campo, seja organizando debates ou chamando estudantes diretamente para as RGA’s”.


“Acredito que um voto na lista D é um voto naquilo que os valores de Abril representam e, na altura em que e celebram os 50 anos d0 25 de Abril, é muito importante afirmar a democracia dentro das universidades, com um debate alargado, numa altura em que os nossos direitos são ameaçados”, finalizou.


Na corrida à Mesa da RGA está também Pedro Fernandes, pela lista D.

As eleições estão agendadas para 11 de dezembro.

Deixa-nos uma mensagem