ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

DR
Redacção

Regional 30.07.2020 10H44

Metro entre Braga e Guimarães poderá ter paragens nos campi da UMinho

Escrito por Redacção
O metro, adiantou o autarca, deverá custar perto de 150 milhões de euros.

A confirmar-se a sua implementação, o metro que vai ligar Braga a Guimarães poderá ter paragens nos campi da Universidade do Minho. A novidade foi adiantada esta quarta-feira pelo presidente da Câmara de Guimarães, Domingos Bragança, à saída de uma visita a uma fábrica de calçado vimaranense com o ministro da Economia, Pedro Siza Vieira.


"O que temos falado é que o metro de superfície vai ter ligação directa entre Guimarães e Braga, ligando aos caminhos de ferro e aos dois campi da Universidade. Consideramos que a Universidade é uma das grandes alavancas para o desenvolvimento do território", explicou o autarca.


De acordo com Domingos Bragança, o projecto do metro à superfície faz parte do plano de recuperação desenhado por Costa e Silva para relançar a economia do país, que será implementado através dos fundos provenientes da União Europeia. O metro, adiantou o autarca, deverá custar perto de 150 milhões de euros.


"Os ministros da Economia e do Ambiente estão de acordo quanto à importância da ligação entre Guimarães e Braga - tenho a certeza que o primeiro-ministro também - e o próprio António Costa e Silva apresenta a ligação no seu plano", revelou.


Não adiantando prazos para o seu arranque e acrescentando que o valor do projecto traz uma "enorme responsabilidade", Domingos Bragança referiu que, em conformidade com o homólogo de Braga, Ricardo Rio, ficou acordado que o desenvolvimento do metro de superfície ficará sob a responsabilidade do Gabinete de Crise e da Transição Económica do municípío vimaranense, actualmente coordenado por António Cunha, antigo reitor da Universidade do Minho.


*Escrito por Tiago Barquinha Gonçalves e Pedro Manuel Magalhães

Deixa-nos uma mensagem