ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

UMINHO
Vanessa Batista

Regional 21.09.2020 10H47

MIT Portugal inaugura sede na UMinho com mais de 40 projectos financiados

Escrito por Vanessa Batista
Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, vai marcar presença no campus de Azurém, na Universidade do Minho.
Pedro Arezes, director do MIT Portugal, elenca os sete projectos bandeira em curso que serão apresentados esta segunda-feira ao Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

false / 0:00

O MIT Portugal inaugura, esta tarde, a sede do programa no campus de Azurém da Universidade do Minho. A sessão, que tem início às 18h00, contará com a presença do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor. Esta será uma oportunidade para o responsável conhecer sete dos projectos bandeira do MIT Portugal, para os próximos três anos, que têm um orçamento global a rondar os 15 milhões de euros. 

Os sete projetos são liderados por empresas e estão focados no desenvolvimento económico.


Cidades sustentáveis e transformação digital, alterações climáticas e sistemas terrestres são as áreas de intervenção em questão, segundo o director do MIT Portugal, Pedro Arezes.


A cerimónia de inauguração é um momento simbólico de agradecimento à UMinho. O também presidente da Escola de Engenharia frisa que a proximidade a este programa é uma mais valia para a academia minhota, visto que existe uma "maior predisposição a concorrer a projectos e a trabalhar no âmbito do MIT Portugal". Para além disso, permite "recorrer a especialistas em áreas específicas". 


O Programa MIT Portugal nasceu em 2006 e envolve o MIT, o Governo português, além de academias e centros de investigação nacionais, associações e a indústria. 


Pedro Arezes foi nomeado diretor do MIT Portugal em 2016. Quase quatro anos depois acredita que vai conseguir superar os objetivos estipulados, em especial o financiamento de 50 projectos de investigação. "Já temos 42 projectos financiados, o que nos faz pensar que vamos ultrapassar largamente esse número", confirma o responsável, aos microfones da RUM.



Programa MIT Portugal lança 40 bolsas de doutoramento


A call será lançada nos próximos dias. A iniciativa será promovida em parceria com a Fundação para a Ciência e a Tecnologia. O anuncio foi feito à RUM pelo director do MIT Portugal.


Os interessados devem apresentar projectos que tenham como foco as áreas das Ciências do Clima e Alterações Climáticas, Sistemas Terrestres – dos Oceanos ao Espaço, Transformação Digital na Manufatura, Cidades Sustentáveis e Ciência dos Dados, aplicada às áreas anteriores.

Deixa-nos uma mensagem