Regional 21.09.2020 10H47
MIT Portugal inaugura sede na UMinho com mais de 40 projectos financiados
Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, vai marcar presença no campus de Azurém, na Universidade do Minho.
O MIT Portugal inaugura, esta tarde, a sede do programa no campus de Azurém da Universidade do Minho. A sessão, que tem início às 18h00, contará com a presença do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor. Esta será uma oportunidade para o responsável conhecer sete dos projectos bandeira do MIT Portugal, para os próximos três anos, que têm um orçamento global a rondar os 15 milhões de euros.
Os sete projetos são liderados por empresas e estão focados no desenvolvimento económico.
Cidades sustentáveis e transformação digital, alterações climáticas e sistemas terrestres são as áreas de intervenção em questão, segundo o director do MIT Portugal, Pedro Arezes.
A cerimónia de inauguração é um momento simbólico de agradecimento à UMinho. O também presidente da Escola de Engenharia frisa que a proximidade a este programa é uma mais valia para a academia minhota, visto que existe uma "maior predisposição a concorrer a projectos e a trabalhar no âmbito do MIT Portugal". Para além disso, permite "recorrer a especialistas em áreas específicas".
O Programa MIT Portugal nasceu em 2006 e envolve o MIT, o Governo português, além de academias e centros de investigação nacionais, associações e a indústria.
Pedro Arezes foi nomeado diretor do MIT Portugal em 2016. Quase quatro anos depois acredita que vai conseguir superar os objetivos estipulados, em especial o financiamento de 50 projectos de investigação. "Já temos 42 projectos financiados, o que nos faz pensar que vamos ultrapassar largamente esse número", confirma o responsável, aos microfones da RUM.
Programa MIT Portugal lança 40 bolsas de doutoramento
A call será lançada nos próximos dias. A iniciativa será promovida em parceria com a Fundação para a Ciência e a Tecnologia. O anuncio foi feito à RUM pelo director do MIT Portugal.
Os interessados devem apresentar projectos que tenham como foco as áreas das Ciências do Clima e Alterações Climáticas, Sistemas Terrestres – dos Oceanos ao Espaço, Transformação Digital na Manufatura, Cidades Sustentáveis e Ciência dos Dados, aplicada às áreas anteriores.