ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Google Maps
Liliana Oliveira

Regional 03.05.2021 18H27

Ferreiros/Aveleda. Moradores ameaçam recorrer "a todos os palcos" contra a construção de habitações sociais

Escrito por Liliana Oliveira
Petição já conta com mais de duas mil assinaturas. Em causa a construção de algumas dezenas de habitações sociais.
José Silva, representante dos moradores, e Ricardo Rio, presidente da CMB

false / 0:00

Um grupo de moradores de Ferreiros e Aveleda prepara-se para entregar até ao final do mês de maio à Câmara Municipal de Braga uma petição contra o projeto que prevê a construção de habitações sociais, na Rua Edgar de Sá Malheiro, zona de Mazagão.


O cidadão José Silva levou o tema à reunião do executivo municipal desta segunda-feira, expondo os três motivos que têm deixado os moradores reticentes. Segundo o representante, os habitantes gostariam de ver aquela área "alocada a um equipamento ou espaço verde para usufruto da comunidade local". No entanto, a maior preocupação, disse José Silva, está relacionada com "a experiência anterior da aglomeração de pessoas socialmente fragilizadas, que conduz a realidades problemáticas, pelos piores motivos, dos já conhecidos bairros sociais". José Silva adiantou ainda que, perante "o medo instalado, os moradores ponderam a venda dos seus próprios imóveis". "Para resolver o problema de duzentas pessoas, não podemos criar um outro problema a duas mil", acrescentou o representante do movimento, que admite "recorrer a todos os palcos disponíveis para uso da palavra, sempre que entender necessário". 


Os moradores apontam a construção de "59 habitações", mas o presidente da autarquia, Ricardo Rio, garantiu que "são menos de 40" , defendendo que estas estruturas não serão lesivas da boa convivialidade da comunidade". O projeto em causa integra a Estratégia Municipal de Habitação e, a ser concretizado, terá estética e dimensão semelhante ao edifício de cariz privado ali instalado. 

Deixa-nos uma mensagem