ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Foto: Festival Política
Pedro Magalhães

Regional 16.10.2020 07H30

Covid-19. "Já há muita gente a trocar a cidade pelo mundo rural"

Escrito por Pedro Magalhães
Arnau Queralt-Bassa foi o primeiro interveniente do Festival Política.
Presidente da EEAC no Festival Política

false / 0:00

Arnau Queralt-Bassa, presidente da rede de Conselhos Consultivos Europeus de Ambiente e de Desenvolvimento Sustentável (EEAC) disse esta quinta-feira, na primeira sessão do Festival Política, que "muita gente já está a trocar a cidade pelo mundo rural", numa referência ao impacto da Covid-19 no espaço urbano.


O catalão de 44 anos abordou os principais impactos da Covid-19 na sustentabilidade ambiental, lamentando, numa primeira análise, que "existem muitos planos de recuperação económica de muitos países que não contribuem para a mudança ambiental".


O especialista falou depois da mudança de hábitos do indivíduo no espaço urbano, explicando que a pandemia vai alterar o modo de convívio. "Dizia-se que 80% da população mundial ia morar em cidades até 2050 mas a pandemia alterou as coisas. A partir do momento em que se está em casa durante seis meses, num espaço pequeno, a olhar para carros e sem árvores, descobre-se que a cidade não é um espaço assim tão interessante".


O líder da EEAC revela que, tanto em Portugal como na Catalunha, zona de onde é natural, "muita gente já se está a mudar para o mundo rural", assinalando que há agora a percepção de que o espaço urbano, "feito para o automóvel, não está preparado para o alcance do distanciamento físico".


O Festival Política prolonga-se até sábado com iniciativas online e na Casa da Juventude, em Braga.

Deixa-nos uma mensagem